Ciência
30/08/2011 às 11:09•3 min de leitura
Manter o cuidado com a sua aparência é importante em qualquer idade. Entretanto, é a partir dos 25 anos que nós devemos começar a nos preocupar com a pele do rosto e como deixá-la sempre bonita e bem cuidada. Não são só os cremes os responsáveis por esse efeito radiante. É claro que eles são uma parcela importante na manutenção diária, porém os tratamentos faciais podem garantir resultados mais duradouros.
Existem vários tratamentos que prometem deixar a sua pele como nova depois de algumas sessões. Por isso mesmo às vezes fica difícil escolher qual será o melhor deles para o seu tipo de pele. Alguns têm características mais agressivas, que normalmente são contraindicadas para peles sensíveis, por exemplo. Outros podem usar alternativas tecnológicas para cuidar do seu rosto.
Limpeza de pele
O mais básico dos tratamentos para a pele do seu rosto é a limpeza. Ela consiste em fazer uma esfoliação, massagem e remoção de algumas imperfeições como cravos. Além disso, você aplica máscaras tonificantes e hidrata muito bem a sua pele para que ela continue linda. Depois de ter limpado sua pele, você já está livre para começar tratamentos mais completos e dedicados ao efeito esperado para o rosto.
Peeling de cristal
Com a pele já limpa, a sua pele recebe jatos de cristal de óxido de alumínio que vão fazer com que as rugas finas, cicatrizes de acne e manchas comecem a ser atenuados. Como todo peeling, este tratamento vai remover uma fina camada da pele para que outra mais jovem possa exibir toda a sua maciez. Este tratamento também pode ser usado em tratamentos de estrias.
Radiofrequência
Este é um tratamento um tanto quanto diferente dos outros. Por combinar ondas de radiofrequência e terapias à vácuo, ele consegue atingir camadas mais profundas da sua pele. Cada uma das sessões dura em torno de 30 minutos e são usados aplicadores diferentes para cada nível da pele que for necessário atingir. Deste modo é possível manter as proporções corretas para cada área do rosto.
Os benefícios deste tratamento estão ligados ao estímulo de colágeno para manter a elasticidade da pele. Assim os contornos do seu rosto são mantidos tanto nas áreas em que existe maior concentração de linhas de expressão, como boca e olhos. Ao todo, você deve fazer de três a cinco sessões.
Dermopigmentação
Funciona como uma espécie de tatuagem. Entretanto, o objetivo não é fazer um desenho para ser exibido e sim corrigir imperfeições, cobrir cicatrizes e até mesmo para a maquiagem “definitiva”. A aplicação é bastante parecida com as tatuagens convencionais, já que usa-se de agulhas para realizar o tratamento. Ainda que sejam muito menores do que aquelas usadas em estúdios de tatuagem, a lógica é a mesma.
Laser de Gás Carbônico (CO2) fracionado
Uma das técnicas mais utilizadas para o rejuvenescimento da pele, o laser de CO2 fracionado é um dos tratamentos que age mais fundo na pele do rosto, podendo chegar até a segunda camada. O objetivo é provocar o processo de cicatrização e renovação da pele nas camadas inferiores. Assim, é possível reduzir rugas na testa, envelhecimento causado pelo sol e melanoses.
Entretanto, este costuma ser um tratamento um pouco mais dolorido do que os outros e é preciso usar um creme anestésico após a limpeza da pele. Assim, você reduz o desconforto durante a aplicação do laser. Ainda assim, a recuperação é bastante rápida e os resultados costumam ser melhores do que os do peeling.
Fotorejuvenescimento
Ao utilizar um bastão de fibra de vidro com luzes de diferentes cores, o esteticista pode combater diferentes tipos de imperfeições como flacidez, acne, rugas e outros. Cada cor funciona para um problema em específico. Com a luz branca, você tem resultados muito próximos de um lifting. Se usar a azul, pode tratar rosácea com a oxigenação do local.
A luz verde é perfeita para peles com acne, já que consegue “descongestionar” os poros e assim por diante. Recomenda-se que você faça dez sessões do fotorejuvenescimento para ter bons resultados. Mantenha o intervalo de 30 dias entre cada aplicação.
Revitacell
Talvez um dos mais ousados do ponto de vista clínico, o revitacell é um tratamento que envolve o uso de células tronco da própria paciente. Usa-se um pouco da gordura da pele para produzir as células tronco em laboratório. Normalmente, este processo leva em torno de 30 dias. Tendo as seringas prontas, aplica-se um anestésico local para preparar o preenchimento.
Uma das vantagens é a ausência de rejeição e o fato de não haver risco de criar muito volume, já que é apenas um preenchimento das rugas e alguns sulcos que podem surgir no rosto. Outro ponto positivo é o procedimento gradativo, porém permanente deste tratamento. Você perceberá o resultado já na primeira aplicação, observando melhoras nas próximas duas sessões – se elas forem necessárias.
E então? Já escolheu qual é o melhor tratamento para a sua pele?