Estilo de vida
21/12/2012 às 09:57•3 min de leitura
(Fonte da imagem: Thinkstock)
Como você deve saber, muita gente acredita que o mundo deve acabar hoje. E, apesar dos milhares de notícias, artigos e até vídeos tentando nos acalmar, assegurando que tudo não passa de um grande mal entendido, os rumores não param de circular e os convites para as festinhas do apocalipse não param de chegar. Assim, é normal que muita gente fique confusa e cheia de dúvidas sobre o que realmente está acontecendo.
Pensando nisso, o pessoal do site Mother Jones decidiu responder a várias perguntas sobre o fim do mundo e que muita gente não teria coragem de perguntar. Assim, se você ainda tem alguma dúvida sobre o fim do mundo, confira algumas questões logo abaixo:
Bem, provavelmente não. Afinal, até o momento tudo está relativamente tranquilo e dentro do normal ao redor do planeta. Se você olhar para o céu, verá que não existe nenhum asteroide ou planeta se aproximando, não há nenhuma nave alienígena a vista e não tivemos nenhuma notícia sobre uma tempestade solar capaz de fritar a Terra. Além disso, no Japão e Oceania o dia já está terminando, e tudo segue tranquilo por lá.
A verdade é que os milhões de descendentes dos maias que vivem entre nós não estão nada felizes com os rumores circulando sobre as supostas profecias! Eles estão bem descontentes com a quantidade de organizações e companhias voltadas ao turismo — e até mesmo com o governo — que estão ganhando dinheiro à custa dessa confusão com o calendário.
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia)
Afinal, os maias nunca mencionaram nada sobre o fim do mundo, nem sobre grandes mudanças cósmicas ou no campo magnético da Terra que deveriam culminar com o fim de um dos muitos ciclos dos calendários. Aliás, os maias pedem encarecidamente que todo mundo os deixem em paz de uma vez por todas, por favor.
Existe sim! A NASA, por exemplo, divulgou inúmeras notícias, artigos e vídeos sobre esse tema, criou páginas na internet para responder perguntas, contratou especialistas e lançou mão de diversos meios — Twitter, YouTube, Facebook — para chegar ao maior número de pessoas possível. Além dos EUA, outros países também estão tentando acalmar a população, como é o caso da China, Rússia, França, México...
Aqui no Brasil mesmo não faltam jornais, programas de TV, revistas, portais de notícias na internet etc., na mesma missão: assegurar a todos que o fim não está próximo! Você mesmo deve ter lido uma infinidade desses textos aqui, no site do Tecmundo.
Bem, se nem o Barack Obama se deu ao trabalho de se manifestar sobre o tema, fazendo aqueles discursos anunciando o “fim dos tempos” à população como vemos nos filmes de Hollywood, não existe motivo para pânico, não é mesmo?
A verdade é que existem até os que brinquem com a situação, como foi o caso da primeira ministra australiana, Julia Gillard, que veio a público falar com a população, anunciando o fim do mundo, no maior bom humor! Confira o vídeo:
(Fonte da imagem: Thinkstock)
Existem muitos fatalistas por aí, como o homem que construiu uma cápsula anti-desastres e outro que projetou uma espécie de Arca de Noé. Por outro lado, também devem ocorrer milhares de festas e reuniões temáticas em todo o planeta, e com certeza você conseguirá encontrar alguma perto da sua casa através das redes sociais.
Mas, como o mundo continua o mesmo, existe muita gente tirando vantagem deste suposto “acontecimento único”. Assim, não faltam por aí lojas online, restaurantes, supermercados e todo tipo de serviços voltados aos sobreviventes do apocalipse.
E, se mesmo assim você ainda tem alguma dúvida de que pode curtir o natal e o ano novo tranquilo e festejando, confira abaixo uma série de gráficos sobre as previsões do fim do mundo que nunca aconteceram preparados pelo pessoal do site The Economist:
(Fonte da imagem: Reprodução/The Economist)