Ciência
12/07/2018 às 11:04•2 min de leitura
Junto com o mito de que os gatos sempre caem em pé e a interminável discussão sobre o ovo e a galinha está a falta de uma teoria que dê conta de explicar porque o pão sempre cai com a manteiga para baixo. Mas esses dias estão prestes a acabar: a ciência acredita ter descoberto uma fórmula que explica o fenômeno.
Para chegar a essa conclusão, Chris Smith, um especialista em ciência alimentar, e sua equipe derrubaram cem fatias de pão da altura de uma mesa em um ambiente recriado no laboratório. A partir daí, os pesquisadores começaram a desenvolver fórmulas para explicar que a maneira com que o pão cai não é uma mera coincidência.
Os cientistas concluíram que ocorre uma combinação de forças de arraste e gravidade para que o evento aconteça. Isso faz com que, durante a queda, o pão só tenha a oportunidade de realizar meia volta no ar antes de tocar o chão. Resultado: uma toalha de mesa suja ou o chão lambuzado de manteiga.
De acordo com a notícia do site britânico Metro, o experimento foi encomendado para marcar a estreia da sexta temporada da série The Big Bang Theory. “A dúvida se o pão realmente cai sempre com a manteiga virada para baixo é exatamente o tipo de impasse que deixaria os personagens de Big Bang Theory acordados a noite toda”, explica o pesquisador.
Fonte da imagem: Reprodução/Metro
E se você ficou curioso para entender melhor como o fenômeno acontece, confira a fórmula que os pesquisadores desenvolveram depois de realizar o experimento:
( ω – Rav ) / t = R
Onde, a velocidade de rotação (ω) menos a taxa de rotação influenciada pela força de arraste (Rav) é dividida pelo tempo disponível (t), o que determina o número de rotações (R) enquanto a fatia de pão cai. Resumindo, é sujeira na certa!
*Publicado originalmente em 11/09/2018.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!