Artes/cultura
12/02/2015 às 11:26•2 min de leitura
As bombas nucleares talvez sejam uma das coisas mais horríveis já construídas pelos governos. Seu poder de destruição pode dizimar cidades inteiras e deixar sequelas no local por muitas décadas. Mesmo assim, muitos países se orgulham delas e desenvolvem tecnologias cada vez mais mortais para aniquilar outros humanos.
Na lista abaixo, você conhecerá as maiores e mais poderosas armas nucleares que existem no planeta Terra. Uma delas tem um poder que equivale a 3,8 mil Little Boy, a bomba atômica de urânio que matou mais de 70 mil pessoas diretamente e outras milhares indiretamente.
Antes de você acompanhar a lista abaixo, vamos explicar uma sigla que será bastante usada, a MT (megatons). Quilotonelada e megatonelada, equivalente em TNT, é um método de quantificação de energia libertada em explosões ou poder destrutivo. Um MT equivale a 4,181 petajoules. Resumindo: 1 megaton já é uma baita explosão.
Em décimo lugar, a Mark 14 foi uma bomba termonuclear experimental criada nos EUA durante os anos 50. Com um design diferente das armas contemporâneas, foram produzidas cinco unidades. O Mk-14 possuía um poder de 6,9 MT.
Como uma evolução da Mk-14, a Mark 16 foi uma bomba termonuclear de combustível líquido que tinha 7 MT. Ela foi substituída em 1954 pela TX-14.
Com um poder de 9 MT, a bomba ficou ativa até 1997. Ela foi construída com urânio enriquecido e deutereto de lítio-6. Seu design exigia que ela fosse solta de um avião sendo carregada por cinco paraquedas — mas a queda livre, obviamente, também era possível.
Essa bomba termonuclear usava uma fusão multiestágio para gerar uma força de até 10 MT. Foram produzidas 940 destas, sendo retiradas "de serviço" em 1962.
Com 10,4 MT, a Ivy Mike equivale à força de 700 explosões em Hiroshima. Ela possuía 6 metros de comprimento e 2 metros de diâmetro, sendo usada em testes em 1951.
Uma das bombas mais poderosas já feitas nos EUA, ela foi produzida em várias configurações com uma força variável de 10 MT até 15 MT.
Pesando 18 toneladas, foi a primeira bomba de hidrogênio utilizada pela Força Aérea norte-americana. Também possuía a capacidade de detonar entre 10 MT e 15 MT.
Foi testada em 1954 nas Ilhas Marshall, pelos EUA. Sua força de detonação atingiu 14.8 MT. Seu alcance radioativo se espalhou por mais de 11 mil quilômetros quadrados e atingiu a Ásia, Austrália, EUA e Europa.
Esta monstruosidade possui 25 MT, sendo a arma termonuclear mais poderosa já feita pelos EUA. Foram produzidas mais de 500 delas entre 1960 e 1962. Duas versões foram feitas: a "limpa" e a "suja", que tinha urânio revestido.
A Tsar Bomba foi a maior e mais poderosa bomba termonuclear já construída. Ela foi explodida no mar ártico russo pela União Soviética em 1961.
Seu poder era de nada menos que 50 MT. Sua detonação ocorreu a quatro quilômetros acima do solo e sua força equivalia a 3,8 mil bombas de Hiroshima.
No começo de seu desenvolvimento, essa gigante tinha um poder de 100 MT, mas foi reduzido em 50% para limitar a poeira radioativa.