Ciência
30/05/2017 às 04:07•2 min de leitura
O sistema carcerário brasileiro é assustador e desumano, nos fazendo questionar o estado psicológico com o qual uma pessoa sai de uma penitenciária, depois de alguns anos vivendo em celas superlotadas e tendo acesso a condições precárias de comida e higiene, só para citar alguns dos problemas atuais.
Em diversos países, no entanto, a ideia é transformar a vida dos presidiários, fazendo com que eles tenham boas condições de saúde e conforto para, assim, colocar em prática processos de ressocialização e ensinar aos detentos algumas alternativas profissionalizantes. Confira:
Conhecida como “penitenciária aberta”, essa construção não mantém os detentos entre grades e cercas protetoras de arames. Em vez disso, tem uma cerca de piquete, de fácil abertura.
Aqui, os detentos cozinham, jogam video game, praticam atividades físicas e dormem em camas confortáveis. Os quartos parecem dormitórios universitários e não celas. A ideia é justamente tratar essas pessoas com humanidade, para que elas retomem a vida social depois, em boas condições físicas e psicológicas.
Olhando a foto, é difícil acreditar que ela não seja de um quarto de um adolescente, não é mesmo? Nessa penitenciária, os presos têm recursos para cuidar da saúde e costumam ler muito também.
Essa penitenciária de La Paz foi, por 20 anos, uma espécie de vilarejo onde 3 mil presos viviam com suas famílias. Como grande parte dos presidiários ali foram detidos pelo tráfico de drogas, suas famílias acabavam ficando desamparadas financeiramente e, por isso, elas poderiam ficar nessa penitenciária que era uma espécie de hotel.
Arquitetonicamente falando, o local já não tem nada a ver com a maioria das penitenciárias. O prédio foi construído com a intenção de ser bem iluminado e, na entrada, há placas lembrando que as pessoas ali dentro têm o direito de ser tratadas com dignidade e humanidade.
Aqui os presos que têm filhos podem ter convivência frequente e intensa com eles e com os cônjuges. A penitenciária conta, inclusive, com um berçário e um playground, com a ideia de evitar que as crianças percebam que seus pais estão presos.
Esse presídio feminino permite que as detentas comprem uma estadia em “quartos de luxo”.
Esse presídio, que mais parece uma escola, oferece diversos cursos aos detentos, que também têm um grande ginásio para atividades físicas e podem se divertir jogando sinuca e tênis de mesa.
Aqui os presos podem preparar a própria comida e passam o dia vendo TV ou usando a academia local. A ideia da penitenciária é também promover uma boa ressocialização de quem passar por aqui.
O governo acabou de investir US$ 40 milhões para reformar essa penitenciária, que conta com quartos espaçosos, arejados e limpinhos.
Aqui os presos ficam em uma ilha privada, realizando atividades do campo, pescando, esquiando, andando a cavalo e jogando tênis.
Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!