Conheça 9 fatos curiosos sobre o Pentágono

03/10/2014 às 04:323 min de leitura

A central do Departamento de Defesa dos EUA foi erguida por completo no dia 15 de janeiro de 1943, em Arlington, Virginia. A construção massiva ficou conhecida como Pentágono e foi criada para ser a casa de 30 mil trabalhadores que ajudavam o país durante a Segunda Guerra Mundial.

Com mais de 27 quilômetros de corredores, ele continua no posto de uma das maiores construções do mundo. Confira curiosidades sobre um dos símbolos imponentes – para o bem e para o mal – do poderio militar dos Estados Unidos:

1. Originalmente, a forma geométrica do Pentágono fazia sentido

No desenho original feito pelo arquiteto Edwin Bergstrom, a escolha de usar uma forma com cinco lados foi criada pelo posicionamento de estradas já existentes, num ponto próximo ao já extinto cemitério nacional de Arlington. Protestantes foram contra a decisão e o presidente Franklin Roosevelt declarou que o projeto devia mudar de localização.

Graças ao prazo curto, o formato do desenho original foi modificado para ter simetria e múltiplos pentágonos foram inseridos um dentro do outro, conectados internamente por corredores e com um grande jardim no centro.

2. O Pentágono desabrigou 150 famílias

Durante a Guerra Civil dos EUA, escravos que conseguiram fugir criaram uma instalação conhecida como Vilarejo do Freedman, na antiga propriedade do soldado Robert E. Lee. Após 20 anos da ocupação, os terrenos foram revogados e uma vizinhança predominantemente negra foi instaurada em Virginia, como o distrito Hell’s Bottom (Fundo do Inferno, em tradução livre), que existia no terreno escolhido para o Pentágono.

Após a decisão de mudar a localização por conta dos protestos, o governo concordou em despejar mais de 150 famílias de Hell’s Bottom para começar a construção.

3. Supervisão atômica

O general Brehorn Somervell foi responsável pela criação do Pentágono, com a ajuda do arquiteto George Bergstrom – que, inclusive, criou o projeto para acomodar 30 mil trabalhadores e 10 mil carros em apenas três dias –, mas a responsabilidade de Somervell acabou caindo nos ombros de Major Leslie Groves após atrasos recorrentes.

Groves supervisionou a construção lidando com uma série de greves e pressão de figurões militares, além de ter sido o responsável pelo projeto Manhattan, esforço dos EUA para desenvolver a primeira bomba atômica do mundo.

4. Combatendo o racismo com banheiros

Na época da construção, os EUA ainda eram severamente segregados por raças. Os planejadores do projeto do Pentágono decidiram criar banheiros e cafeterias separadas, dobrando o número necessário e dividindo os trabalhadores brancos dos negros. A lei que proibia a segregação de funcionários públicos foi instaurada em 1941, durante o período de construção do prédio.

As autoridades de Virginia insistiram nas regulações de separação por raça, mas, ainda assim, o Pentágono fez sua estreia com todos banheiros e cozinhas disponíveis para a totalidade dos funcionários, fazendo com que a construção fosse um marco de avanço na história do estado.

5. Coincidência terrorista

O dia do ataque terrorista de 11 de setembro coincide com o início da construção do Pentágono, obra que foi iniciada na mesma data, no ano 1941, 60 anos antes.

Como parte dos ataques de 2001, a al-Qaeda interceptou um Boeing destinado ao aeroporto de Washington e deliberadamente atacou o Pentágono. No total, 189 pessoas foram feridas no acidente: os três anéis externos do lado oeste do prédio, ocupados por 125 funcionários, foram atingidos. Entra para a conta os 64 passageiros do voo.

6. Scooter para os funcionários desfilarem por aí

É possível percorrer a distância entre dois pontos do Pentágono em menos de 10 minutos, usando atalhos pelo jardim aberto e andando relativamente rápido. Quem não tem capacidade física para caminhar longas distâncias tem direito a uma scooter, de uso interno.

7. E se o chefe não sabe voltar para o escritório?

O Pentágono é tão grande que até os próprios funcionários acabam se perdendo no labirinto de corredores: Dwight Eisenhower assumiu o posto de chefe militar dos funcionários após a Segunda Guerra Mundial, mas acabou tendo que pedir direções no complexo do Pentágono após se perder na volta para o escritório.

8. Preservação de aço

Durante a Segunda Guerra Mundial, o aço era uma matéria que não podia ser desperdiçada. Por esse motivo, o Pentágono não possui elevadores e foi construído primariamente com concreto reforçado. Pela mesma razão, inclusive, a construção tem apenas cinco andares, mas tal decisão foi tomada também tendo em vista a preservação da vista paisagista dos habitantes de Arlington.

9. O Pentágono aluga tanques e aviões para o uso em filmes

Já se perguntou onde alugar caças de combate, helicópteros da marinha e do exército, tanques de guerra e, talvez, um porta-aviões massivo? Basta bolar um filme de guerra. Se o Pentágono curtir o seu roteiro, você poderá não só usar a tecnologia bélica disponível por lá, como também terá subsídios de impostos para a produção.

A decisão é feita num departamento interno, composto por duas pessoas. A dica para ganhar sinal verde na produção de seu grandioso longa militar é retratar o exército norte-americano de maneira favorável. Invasão à Casa Branca, filme que tem Morgan Freeman no elenco, é um dos que chegam até a retratar o interior do Pentágono, como na foto acima.

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: