Homem-Mariposa: a criatura sobrenatural que anuncia grandes desastres

20/05/2018 às 03:003 min de leitura

Como você sabe, o que não falta pelo mundo são monstros lendários da antiguidade capazes de aterrorizar os sonhos de qualquer um, e inclusive já publicamos diversas matérias sobre esses seres aqui no Mega Curioso. Pois hoje vamos falar de uma criatura sobrenatural que já foi tema de filme e pertence à mitologia moderna: o homem-mariposa.

Descrito como um ser com mais de 2 metros de altura, com grandes olhos vermelhos e brilhantes e um par de asas enormes, o Homem-Mariposa ganhou fama depois de ser avistado nos EUA ao final da década de 50 e ao longo da década de 60. Os relatos mais conhecidos são de aparições nas cidades de Point Pleasant e Charleston, em West Virgínia, e mais de 100 pessoas teriam tido encontros com a criatura.

Encontros sinistros

Fonte da imagem: Reprodução/Mistery of the Iniquity

Um deles ocorreu quando um grupo de coveiros viu uma figura humana voar sobre suas cabeças em um cemitério da região. Outro encontro notório foi o descrito por dois casais de jovens que disseram ter visto a criatura e, apavorados, fugiram de carro em alta velocidade. Segundo os testemunhos dados às autoridades, os quatro foram seguidos pelo monstro até as imediações de Point Pleasant, sendo que a criatura acompanhou o carro voando a mais de 150 km/h.

Também existe o relato de um homem de Charleston que ligou para a polícia insistindo que havia um homem alado — com a mesma descrição dada pelas demais testemunhas — sentado no telhado de sua casa. Além desses, outros inúmeros encontros foram registrados, muitos envolvendo pessoas que teriam sido perseguidas enquanto dirigiam por alguma estrada e até mesmo quando se encontravam a pé. Desaparecimentos de animais também eram comuns.

Desastres

Fonte da imagem: Reprodução/Mothman Museum

Na época, as autoridades começaram a receber queixas vindas de várias localidades, e muitas vezes as aparições eram acompanhadas de outros eventos estranhos, como o suposto avistamento de OVNIs e a presença de “homens de preto” pela área. Além disso, as visitas do Homem-Mariposa passaram a ser relacionadas com o anúncio de catástrofes. A mais popular foi a queda da ponte que ligava Point Pleasant a Ohio e causou a morte de 46 pessoas.

Na noite do acidente, habitantes da região contaram terem visto luzes estranhas sobre a cidade de Point Pleasant, e parece que o Homem-Mariposa também visitou outros locais nos quais ocorreram tragédias. Dizem que a criatura foi vista em Nova York no século 19, assim como na China em 1926, quando uma enorme represa foi destruída. Além disso, o monstro teria sido flagrado novamente rondando a área de Chernobyl antes do desastre nuclear.

Explicações

Fonte da imagem: Reprodução/Mothman Museum

De acordo com diversas fontes, o Homem-Mariposa ocupava uma fábrica abandonada próximo a Point Pleasant, e foi nessa área que as aparições foram mais frequentes. Algumas das testemunhas ainda estão vivas e mantêm seus relatos sobre os encontros, embora muitas teorias tenham surgido para desmistificar a existência da criatura. Entre as mais disparatadas, está a explicação de que o Homem-Mariposa seria um anjo da morte ou uma ave mutante.

Evidentemente, como as aparições muitas vezes eram acompanhadas por avistamentos de luzes estranhas e homens de preto, também existe a teoria de que o Homem-Mariposa fosse um alienígena e até um OVNI. Além disso, outras hipóteses eram as de que o monstro não passava de uma enorme coruja, um espécime dos lendários Thunderbirds — pássaros gigantes capazes de capturar pessoas —, um caso de histeria coletiva ou ainda uma farsa bem elaborada.

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Seja lá qual for a explicação correta — você pode escolher uma das apresentadas aqui ou até elaborar a sua nos comentários! —, a lenda sobre o Homem-Mariposa acabou ganhando força e entrando de vez para o imaginário popular dos norte-americanos. Tanto que inclusive existe uma enorme estátua de aço em sua homenagem na cidade de Point Pleasant e até um museu exclusivo dedicado à criatura.

*Publicado originalmente em 20/03/2014.

Imagem

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: