Artes/cultura
11/06/2019 às 09:30•2 min de leitura
1. J.R.R. Tolkien e a reinvenção da fantasia
O escritor de “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis” tinha grande facilidade para criar línguas e era um ótimo inventor de novos mundos, habitados por orcs, elfos, hobbits ou anões. Ao canalizar isso em uma das obras mais incríveis do século passado, Tolkien praticamente reinventou o gênero de fantasia – tanto que a lista de obras inspiradas em seus livros é enorme! Praticamente tudo que existe nesse gênero tem um pezinho nos textos deixados pelo mestre.
Tolkien desenhava mapas, criava línguas e influenciou praticamente toda a fantasia moderna
Tajiri é a mente criativa por trás do enorme sucesso de “Pokémon” – e tudo isso só existiu porque ele tinha o hobby de colecionar insetos. Seu vício começou na infância, e ele era até chamado de Dr. Inseto por causa disso... Quando Tajiri cresceu, ele criou um jogo em que as pessoas poderiam colecionar personagens. O sucesso do primeiro “Pokémon” fez surgir um novo universo mágico para crianças – e também adolescentes e adultos – de todo o mundo.
Criador e criaturas: Satoshi Tajiri criou um dos maiores símbolos da cultura pop do Japão
O criador do Mickey, do Pateta e do Donald tinha um hobby curioso: colecionar miniaturas. Walt Disney passava horas brincando com suas versões pequenininhas de brinquedos, bonecos e construções. Esse mundo em escala mínima o fez ter inspiração para algo grandioso: a Disneylândia! Os parques temáticos são apensa uma parcela do seu império, que faz sucesso entre todas as gerações.
De mundos em miniatura a um dos maiores universos do entretenimento mundial
Existe uma grande rivalidade sobre quem foi a primeira pessoa a construir um avião no mundo. Independente se foi o brasileiro Santos Dumont ou os norte-americanos Wilbur e Orville Wright, é importante saber que a fixação destes últimos pela aviação aconteceu por conta do vício em uma espécie de helicóptero de brinquedo que eles possuíam na infância.
Brinquedo inspirou revolução na locomoção humana
Atualmente, apenas 1% das pessoas em todo o mundo utiliza o Linux, mas o sistema operacional foi uma revolução no universo dos computadores. E o mais legal de tudo é que seu criador, Linus Tolvards, disse que o desenvolveu porque estava entediado e encarou o processo todo como um hobby. O fato de o Linux possuir uma arquitetura aberta permite que qualquer pessoa possa alterá-lo.
Linus Tolvards queria testar se conseguiria criar um sistema operacional próprio
***
Você já imaginou que seu hobby pode virar sua profissão? Comente no Fórum do Mega Curioso