
Ciência
09/02/2017 às 06:07•1 min de leitura
Você já ouviu o termo “tricobezoar gástrico”? Ele se refere ao acúmulo de pelos ou cabelos no estômago que acabam formando um emaranhado sólido — já que esse material não é digerido pelo organismo. É comum que os gatos, que se lambem constantemente para se limpar, formem essas massas e as vomitem de tempos em tempos. Além disso, não é raro encontrar acúmulo de cabelos no estômago de humanos diagnosticados com alguns transtornos psicológicos.
Pois, a bola que você viu na imagem acima, apesar de parecer ser uma bola de basquete feita de feltro, é composta por uma maçaroca de pelos e é considerada como o maior tricobezoar gástrico do mundo. De acordo com o pessoal do portal Atlas Obscura, ele se encontra em exposição no Museu Histórico do Condado de Finney, no Kansas, e, segundo a plaquinha informativa ao lado da bolota de pelos, ela mede cerca de 90 centímetros de circunferência.
Esse enorme tricobezoar foi descoberto no estômago de uma vaca em 1993, quando o animal foi processado por um abatedouro da região, e era ainda mais impressionante quando foi removido! Molhadinho, ele pesava extraordinários 25 quilos e media 94 centímetros de circunferência.
A bola é realmente imensa!
Hoje, depois de ser moldado no formato da bola que você viu na foto, o tricobezoar ficou um pouco menor e, seco, pesa cerca de 9 quilos. Aliás, o pessoal do museu não se importa com os visitantes curiosos e que não resistem à tentação de tocar o emaranhado pelos. A única restrição mesmo é que a bolota não pode ser tirada do suporte onde ela se encontra. E você, caro leitor, teria coragem de acariciar essa bola de pelos? Aliás, você sabia que podiam existir tricobezoares tão grandes?