Esportes
21/03/2019 às 11:00•2 min de leitura
Segundo a psicóloga Margaret Rutherford, é muito comum que pessoas consigam trabalhar a maneira como são vistas socialmente, mas que, por dentro, não estejam nada bem. No fundo, a pessoa sabe que está fazendo isso e tem noção de que algo não está certo, mas prefere ignorar tudo e deixar apenas que seu lado externo pareça saudável.
Aquele estágio de apatia que faz com que a pessoa não saiba se está feliz ou não é um sinal típico de depressão, já que um dos sintomas da doença é a essa sensação de “emoções desligadas”.
Uma das maneiras inconscientes que as pessoas deprimidas encontram para lidar com seus problemas é ativar o perigoso piloto automático. Nesse sentido, pessoas que não param nunca, que vivem trabalhando demais, que não param de fazer faxina ou que estão sempre fazendo muitas coisas, sem descanso, podem estar fazendo isso para não precisar enfrentar os próprios sentimentos.
Da mesma forma que sentimentos como tristeza e apatia são comuns entre pessoas depressivas, a irritabilidade também é, especialmente em homens. Infelizmente, a agressividade masculina é um comportamento socialmente aceitável e confortável, por isso uma pessoa em estado depressivo pode acabar tendo um comportamento agressivo.
Outro sinal de depressão que também é mais comum em homens. Nesse sentido, eles acabam agindo de maneira irresponsável e adotando condutas perigosas em relação a direção, apostas, sexo, consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas. Sempre bom, portanto, ficar atento a exageros nesses quesitos.
Não raramente, pacientes com depressão dizem que suas mentes são turvas, que a forma como raciocinam é desconexa e inexata, que têm a sensação de que o cérebro não está trabalhando direito. Pessoas depressivas têm dificuldade de concentração e podem ser indivíduos muito indecisos também.
A pessoa depressiva se lembra de seu passado com certa tristeza, afinal ela gostava de ir para a academia, sair com os amigos, ler um livro novo, mas agora não vê mais graça em coisas que antes eram prazerosas. Isso acontece porque a depressão causa alterações cerebrais que nos deixam menos motivados e engajados.
Pacientes depressivos sentem culpa por não conseguirem dar atenção às pessoas de sua vida, afinal eles se tornam mais introspectivos e reflexivos, com o costume de analisar muito as próprias escolhas, atitudes e os próprios pensamentos. Dessa maneira, a relação com familiares, amigos e colegas de trabalho acaba ficando enfraquecida.
Esses sintomas são sutis e acabam passando despercebidos muitas vezes. Se você sente que algo está diferente com você, se esses itens descrevem a sua vida de alguma maneira, não deixe de procurar ajuda psicológica e psiquiátrica. Depressão é uma doença que, felizmente, tem tratamento.