Ciência
02/06/2017 às 07:35•1 min de leitura
As imagens que você vai ver a seguir mostram o dia a dia de pacientes do Pilgrim Psychiatric Center, um hospital psiquiátrico situado em Brentwood, Nova York, e que abriu suas portas em 1931. A instituição foi construída em uma fazenda imensa — com cerca de mil acres — e a ideia era que ela se transformasse em uma espécie de colônia utópica para doentes mentais.
No auge de sua atividade, em meados dos anos 50, o hospital chegou a contar com mais de 13,8 mil pacientes e, como você deve imaginar, os doentes eram submetidos a uma variedade daqueles tratamentos arcaicos que hoje nos causam arrepios. Com o passar das décadas, a instituição foi reduzindo o tamanho de suas instalações e de sua população e, no final dos anos 90, apresentava sérios sinais de abandono e negligência.
As imagens que você poderá ver na galeria a seguir foram registradas em 1938, isto é, alguns anos após o Pilgrim Psychiatric Center entrar em atividade, e foram clicadas pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt, da Life Magazine. Elas são um testemunho do quanto o tratamento aos doentes mentais evoluiu ao longo dos anos graças ao avanço da Ciência e ao desenvolvimento de novas abordagens psiquiátricas e medicamentos. Confira:
Galeria 1
Só a título de curiosidade: há alguns anos, o Pilgrim Psychiatric Center passou por uma série de reformas e hoje se encontra em pleno funcionamento — contando com 380 leitos para doentes que precisam ficar internados e quatro centros que oferecem tratamento a pacientes externos.
Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!