Mistérios
20/04/2015 às 08:57•2 min de leitura
Ninguém gosta de levar pancadas na cabeça, muito menos quer correr o risco de ter algum dano cerebral por conta de uma bela cacetada. No entanto, algo extraordinário aconteceu com uma norte-americana que, depois de sofrer um acidente de esqui, desenvolveu uma síndrome rara que a deixou com uma memória excepcional.
De acordo com Valerie Siebert do portal Daily Mail, a norte-americana — que preferiu não revelar sua identidade — estava esquiando com a família quando saiu da pista pela qual estava descendo, bateu com a cabeça e acabou desmaiando. Apesar de sentir fortes dores no ombro, como a moça não percebeu sintomas como tontura ou náusea, ela decidiu continuar aproveitando as férias na neve normalmente.
A jovem só resolveu ir ao hospital dois dias depois do tombo, descobrindo que, além de ter fraturado a clavícula e deslocado o ombro, tinha sofrido uma leve concussão. Contudo, pouco tempo após o acidente, a mulher começou a desenvolver uma memória incrivelmente precisa, e descobriu que era capaz de se lembrar dos mais mínimos detalhes de todos os locais nos quais ela esteve.
A moça inclusive percebeu que conseguia recriar mapas e diagramas de cada edifício e localidade que ela já havia visitado! Segundo Valerie, depois de uma série de exames, os médicos descobriram que no acidente a norte-americana sofreu uma lesão cerebral que deu origem a uma síndrome extremamente rara conhecida como savantismo, da qual existem apenas por volta de cem casos descritos na literatura médica.
O savantismo — ou síndrome do sábio, como também é conhecido —, apesar de poder ser um problema congênito, quando é adquirido, geralmente surge em decorrência de traumas na cabeça ou lesões cerebrais. Caracteristicamente, os afetados descobrem de repente que desenvolveram notáveis habilidades musicais, matemáticas ou artísticas, por exemplo, e é muito difícil que os novos talentos desapareçam com o tempo.
De acordo com Valerie, os especialistas ainda não conseguem explicar com exatidão o motivo de o savantismo se desenvolver, especialmente considerando que cada caso é um caso. Entretanto, uma das teorias é a de que a síndrome surge quando o hemisfério direito do cérebro tenta compensar uma lesão sofrida no lado esquerdo.