Artes/cultura
06/09/2016 às 12:40•1 min de leitura
Existe um dilema moral que coloca você para decidir qual seria o destino de um trem desgovernado. O veículo está em alta velocidade e não tem como parar. Entretanto, à sua frente, uma alavanca definirá o caminho pelo qual o trem irá seguir: em um dos trilhos está amarrada uma criança de 5 anos de idade; no outro trilhos estão vários idosos com 80 anos de idade. Quem você deixaria ser atropelado?
A primeira vez que essa discussão moral surgiu foi em 1967, ainda sem a especificação da idade das potenciais vítimas do trem. Ele foi proposto pela filósofa britânica Phillipa Ruth Foot e tem mexido com a cabeça dos pesquisadores desde então. Afinal: como decidir quem merece viver e quem merece morrer?
O menininho do vídeo acima tem uma solução pouco ortodoxa para o problema. E se ao invés de termos que fazer a escolha o trem pudesse matar todo mundo? O vídeo tem feito o maior sucesso mostrando a inocência (será?) da criança para algo tão complexo. É impossível não dar risada – ainda que com um pouco de culpa, é claro. E se fosse contigo, quem você deixaria morrer?