Artes/cultura
22/04/2021 às 04:30•2 min de leitura
Talvez você nem saiba, mas o dia 22 de abril é mundialmente o Dia da Terra e, para comemorar a ocasião, organizações de todo o planeta se mobilizam na data para discutirem temas relacionados ao meio ambiente de uma forma geral. A seguir, confira algumas curiosidades sobre a data e o que ela representa:
Um grande acidente com óleo na Califórnia, em 1969, trouxe à tona, não apenas nos EUA, mas em todo o mundo, a necessidade de nos preocuparmos mais com o meio ambiente, e, com base nos movimentos antiguerra que existiam no momento, o dia 22 de abril do ano seguinte ao acidente ambiental acabou sendo escolhido como o Dia da Terra.
Começou rápido e deu certo.
A data já nasceu com milhões de adeptos preocupados com o futuro do planeta. Nesse dia, estima-se que 20 milhões de americanos tenham protestado, feito manifestações e promovido eventos que pretendiam conscientizar a população. Em Nova York, a eletricidade chegou a ser cortada em várias regiões e em uma das manifestações, um carro, símbolo de poluição, foi completamente destruído.
Mobilização é fundamental.
Por causa da mobilização que muitos estudantes haviam feito em decorrência da Guerra do Vietnã, acadêmicos de Harvard foram chamados para promover a data. O dia 22 de abril é quando a maioria dos campi universitários dos EUA está entrando no Spring Break, que é uma semana de férias no início da primavera.
Todos juntos.
Grupos conservadores se opuseram à criação do Dia da Terra, argumentando que a ocasião era uma forma velada de celebrar o aniversário de Vladimir Lenin. Entre outros argumentos, estava o de que a data era uma desculpa para não tratar de assuntos mais importantes e de permitir que empresas não engajadas ambientalmente pudessem parecer “boazinhas” uma vez ao ano.
Lenin, claro.
Em 1970, 25% dos americanos se posicionaram a favor da instauração de políticas ambientais – um aumento de 2.500% em relação ao ano anterior! Apenas oito meses após o primeiro Dia da Terra o então presidente dos Estados Unidos Richard Nixon aprovou a criação da Agência de Proteção Ambiental.
Ponto positivo!
Em 1990, o Dia da Terra passou a ser celebrado em todos os países do mundo, com 141 nações efetivamente envolvidas. Uma década depois, na virada do milênio, o Dia da Terra se tornou um movimento emergente e adotado, agora, por 184 países e contando com a ajuda de 5 mil organizações ambientais. Depois de 40 anos de sua implantação, a estimativa é de que o Dia da Terra já tenha mobilizado 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, que participaram de diversas atividades.
O Planeta agradece!
Esse foi o nome dado em 2009 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que acrescentou o termo “mãe” como símbolo do nosso planeta.
E olha que mãe bonita!
Durante a missão lunar Apollo 14, em 1971, o astronauta Stuart Roosa levou consigo para o espaço uma série de sementes que, depois de seu retorno, foram germinadas e plantadas com sucesso em torno de alguns monumentos dos EUA e de outros países.
Incrível!
Em 2016, o tema do Dia da Terra foram as árvores, e a ideia era plantar 7,8 bilhões de árvores ao longo dos próximos cinco anos. Só para você ter ideia, um acre de árvores absorve a mesma quantidade de dióxido de carbono produzido por um carro que tenha percorrido 42 mil km. Em 2011, foram plantadas 1 milhão de árvores no Afeganistão.
Árvores e mais árvores, por favor!