Artes/cultura
03/01/2017 às 11:19•2 min de leitura
A especialista em dieta Tamara Duker Freuman falou ao Business Insider sobre alimentação saudável. De acordo com ela, é preciso estarmos atentos aos pequenos detalhes da nossa dieta para, assim, fazer as mudanças necessárias para que os ponteiros da balança finalmente se mexam da forma que gostaríamos.
Segundo Freuman, essa dica é valiosa para quem quer perder peso: nada de sucos, refrigerantes e chás industrializados. No caso dos sucos, é preciso redobrar a atenção, afinal tendemos a consumir esse tipo de produto por acreditar que são saudáveis. Na dúvida, coma frutas e não sucos – muito menos os de caixinha.
Sucos são uma fonte de açúcar concentrado, e a maioria das pessoas consome mais de um copo sem dificuldade. Para matar a sede, escolha água; e para ingerir as vitaminas das frutas, escolha-as em suas formas naturais.
Muitas pessoas tendem a pular o café da manhã ou simplesmente tomar só uma xícara de café mesmo, com base na contagem de calorias ingeridas durante o dia. Para elas, não fazer a primeira refeição do dia é uma forma de compensar essas calorias nas outras refeições.
O problema é que isso faz com que o corpo fique com índices muito baixos de glicose na hora do almoço, o que acaba nos deixando com mais vontade de comer carboidratos e açúcares, os vilões de quem busca emagrecer. É bem provável, portanto, que as calorias do café da manhã – e algumas extras – acabem sendo ingeridas logo no almoço. Péssimo negócio.
De acordo com Freuman, tanto o café da manhã quanto o almoço precisam ser balanceados, com fibras e carboidratos de digestão lenta, como é o caso dos alimentos integrais. Dessa forma, conseguimos comer menos na hora do jantar também. Entre as refeições, aposte em frutas como lanches – e, claro, não se esqueça de tomar muita água ao longo do dia.
Você já mantém algum desses hábitos ou está tentando mudar sua alimentação agora? Divida sua história com a gente!