Saúde/bem-estar
27/05/2011 às 06:22•2 min de leitura
Priorizar os alimentos saudáveis na alimentação é a premissa básica para manter a forma e o organismo funcionando direitinho. Porém, muitas pessoas deixam de lado algumas partes importantes dos alimentos que são riquíssimas em nutrientes e vitaminas, como talos de verduras escuras e sementes como as da abóbora que, quase sempre, vão direto para o lixo.
Abolindo esse (mau) costume do desperdício, a regra é aproveitar tudo de bom que um alimento pode oferecer. No caso da abóbora, suas sementes estão num alto patamar de produtos que podem deixar seu corpo muito mais saudável. E para quem quer emagrecer, elas são ótimas aliadas.
Fibras e vitaminas a mais e peso a menos
As sementes de abóbora são puro benefício para a saúde, pois são excelentes fontes de magnésio, cálcio, potássio, zinco e ferro.
Elas ainda são ricas em vitaminas do complexo B, A e E, que auxiliam no combate ao envelhecimento e favorecem a beleza da pele. Mas a qualidade campeã das sementes é o alto teor de fibras encontrado nelas.
As fibras da semente da abóbora promovem uma verdadeira limpeza no intestino, varrendo substâncias tóxicas e combatendo a prisão de ventre, que prejudica o emagrecimento. Além dessa vantagem, o que faz o consumo das sementes ser ainda mais benéfico nas dietas é a presença de um nutriente contido nas sementes: o beta-sitosterol, que é uma substância anti-inflamatória a qual também auxilia no emagrecimento. E ainda elas contêm altas taxas de triptofano, um aminoácido que ajuda a melhorar o humor.
É mais indicado consumir a semente crua, porém a sua versão torrada também possui boa quantidade de fibras e pode ser um bom lanchinho entre as principais refeições: 50 gramas de sementes contêm cerca de 200 calorias. Fazendo algumas substituições no cardápio e incrementando as refeições com as sementes, é possível baixar o marcador da balança de maneira gradual e saudável.
Além de serem supernutritivas e energéticas, as propriedades das sementes fortalecem o sistema imunológico, previnem doenças cardiovasculares, reduzem o colesterol e a pressão arterial. As sementes podem ser consumidas cruas, torradas e salgadas como petisco e na forma de farinha para utilizar em diversas receitas como em pães, bolos e sopas. Você pode preparar essas versões em casa ou encontrá-las em supermercados e lojas de produtos naturais.