Esportes
08/11/2012 às 10:59•2 min de leitura
Crédito: Thinkstock
Você já sabe que o chá verde ajuda no emagrecimento e previne algumas doenças devido à presença de alguns antioxidantes. Mas, você sabe exatamente quais os males que essa bebida pode afastar com o seu consumo? Segundo uma pesquisa divulgada no Daily Mail, as mulheres que bebem o chá verde regularmente diminuem os riscos de câncer de estômago, cólon e de garganta.
De acordo com o estudo, que acompanhou por mais de 10 anos os hábitos cerca de 69 mil mulheres chinesas, aquelas que bebiam chá verde por pelo menos três vezes por semana tinham 14% menos probabilidade de desenvolver esses cânceres do sistema digestivo.
A pesquisa, publicada no American Journal of Clinical Nutrition, coloca em pauta o impacto do chá verde sobre os riscos de câncer. Estudos anteriores chegaram a conclusões conflitantes sobre o assunto. "Neste grande estudo, o consumo de chá foi associado com um risco reduzido de câncer colorretal, esôfago e de estômago em mulheres chinesas", comentou o líder do estudo Wei Zheng, que lidera o setor de epidemiologia na Vanderbilt University School of Medicine, em Nashville.
Entretanto, ninguém pode dizer se apenas o consumo do chá verde é a razão de uma porcentagem diminuída das doenças, uma vez que os amantes da bebida são de fato mais preocupados com a saúde em geral. Porém, foi exatamente essa dúvida que o estudo foi tentar esclarecer.
Segundo a avaliação, nenhuma das mulheres pesquisadas fumava ou ingeria álcool regularmente. Além desses fatores, os pesquisadores também coletaram informações sobre suas dietas, hábitos de exercício, peso e histórico médico. No entanto, mesmo contabilizando todos esses pontos, os pesquisadores observaram que os hábitos das mulheres que consumiam o chá permaneceram ligados a riscos diminuídos de câncer.
O chá verde contém compostos químicos antioxidantes, em particular uma substância conhecida como EGCG, que pode evitar o dano das células do corpo que podem conduzir ao câncer e outras doenças.
No estudo, as mulheres que consumiam uma grande quantidade de chá verde também se mostraram mais jovens, comiam mais frutas e vegetais e se exercitavam mais. Apesar de todas as evidências apontarem que o chá verde traz muitos benefícios, os pesquisadores afirmaram que não há como esclarecer perfeitamente esses efeitos.