Artes/cultura
23/01/2017 às 11:55•2 min de leitura
Tubarões são animais geralmente associados a mortes de surfistas e banhistas pelo mundo. Mas você sabia que muitos itens do seu cotidiano são mais mortais que o rei do mar? De acordo com dados do CDC (Centers for Disease Control and Prevention), órgão do governo dos Estados Unidos que analisa a expectativa de vida dos americanos, cerca de 66 em cada 3,7 milhões de pessoas morrerão devido a gripes e resfriados. Já para ataques de tubarão, este número diminui para 1 em cada 3,7 milhões de pessoas.
A seguir listamos alguns objetos com os quais você deve começar a ter mais cuidado para não ser morto.
Segundo dados do CDC, entre os anos de 2013 e 2014, aproximadamente seis crianças morreram por causa de balões de festa. Eles não souberam especificar os motivos, mas acreditam que o principal fator seja as crianças terem entrado em estado de choque após estourar os balões.
Somente em 2009, cerca de 29 pessoas morreram pela queda de aparelhos de televisão, enquanto no mesmo período foi registrada apenas uma morte devido a ataque de tubarão.
Somente as canetas são responsáveis pela morte de mais de 100 pessoas todos os anos. O principal motivo é a asfixia com a tampa plástica presa na garganta.
Todos os anos, aproximadamente 75 pessoas perdem a vida nos Estados Unidos por causa de acidentes com cortadores de grama. A pior parte das mortes é que geralmente envolvem bastante dor e sangue. Fique esperto da próxima vez que for aparar a grama do jardim.
Fazer uma mudança ou ajudar os amigos nessa atividade pode ser muito perigoso, mas muita gente não tem noção do risco. Só para constar, 26 pessoas morrem em média todos os anos devido ao esmagamento por móveis – 25 vítimas a mais do que ataques de tubarão.
Esta fruta tropical muito consumida aqui no Brasil é responsável pela morte de 150 pessoas todos os anos, aproximadamente. O motivo mais comum é devido à queda do fruto na cabeça de sua vítima, causando um traumatismo craniano. Agora já sabe: nada de ficar embaixo de coqueiros, hein!
As velas, muitas vezes utilizadas em períodos de falta de energia, jantares românticos e em banhos relaxantes, são causadoras de aproximadamente 10 mil incêndios todos os anos nos Estados Unidos. Geralmente o fogo se espalha por cortinas e móveis da residência.
A tradicional sexta-feira de promoções pós-feriado de Ação de Graças foi a responsável pela morte de aproximadamente sete pessoas em seis anos. Além das vítimas fatais, muitos clientes ficam feridos, inclusive em estado grave, devido à correria gerada pelos consumidores que não querem perder uma boa oferta.
Para a maioria das pessoas, as camas são um local de descanso depois de um longo dia de trabalho. Mas cerca de 450 vítimas perdem a vida devido à queda de suas camas todos os anos. O mais assustador é que esse número é referente apenas a dados norte-americanos.
Aproximadamente 6 mil pessoas perdem a vida todos os anos nos Estados Unidos devido a acidentes de trânsito enquanto enviavam mensagens ou faziam uma ligação. Isso é cerca de 25% de todas as vítimas de trânsito do país norte-americano.