Artes/cultura
03/11/2014 às 04:50•2 min de leitura
O empresário mexicano Carlos Slim Helú é, atualmente, o ser humano mais rico do mundo. Slim é praticamente o Midas dos tempos modernos: o homem consegue pegar empresas e empreendimentos decadentes e transformá-los em minas de ouro — não literalmente, é óbvio, afinal ele é um empresário do meio de telecomunicações, e não de mineração.
Segundo um relatório da Oxfam, Slim levaria cerca de 220 anos para usufruir de toda sua fortuna — estimada em 80 bilhões de dólares — se gastasse meros US$ 1 milhão por dia. De acordo com a revista Forbes, ele chegou ao posto de homem mais rico do mundo em 2010 e desde então oscila entre a primeira e segunda posição com Bill Gates. O magnata é dono de diversas companhias do setor de telecomunicações, entre elas Claro e Embratel.
Todos os ricaços listados abaixo também estão citados no relatório da Oxfam. O método usado para fazer as contas de quanto tempo levariam para zerarem suas contas é o mesmo de Slim – gastando 1 milhão de dólares por dia.
Em segundo lugar no ranking dos abarrotados de grana, temos ele: William Henry Gates III, mais conhecido como Bill Gates. O criador da Microsoft dispensa apresentações. Atualmente, o empresário ocupa a posição de presidente não executivo da companhia. Bill levaria dois anos a menos que Slim para gastar toda essa grana, ou seja, 218. Sua fortuna? Ridículos 79 bilhões de dólares.
O empresário espanhol Amancio Ortega Gaona é dono da Inditex. O conglomerado é composto por empresas de produtos têxteis, entre elas é dono da Zara. Com 63 bilhões de dólares na conta bancária, Ortega levaria 172 anos para esvaziar os cofres.
Warren Edward Buffet é o principal acionista, presidente do conselho e diretor executivo da Berkshire Hathaway, conglomerado de empresas de seguros e investimentos diversificados. Conhecido como o Oráculo de Omaha, cidade onde nasceu nos EUA, Buffet conta com 62 bilhões de dólares na carteira. Ele levaria apenas três anos a menos que Amancio Ortega para ficar sem um tostão furado.
O terceiro americano do nosso Top 5 é Lawrence Joseph Ellison, cofundador e diretor executivo da Oracle, empresa especializada no desenvolvimento e comercialização de hardwares, softwares e bancos de dados. Quando Ellison vai ao banco, seu extrato mostra 50 bilhões de dólares em sua conta, quantia essa que levaria 137 anos para ser gasta.