Artes/cultura
10/05/2013 às 13:15•1 min de leitura
O professor Mikio Watanabe, da Universidade de Aichi, no Japão, diz ter encontrado uma espécie de planta carnívora inédita. A planta é bastante semelhante ao grupo Droscera indica, porém o pesquisador garante que não há nenhuma ligação com ele.
A recém-descoberta planta não possui um nome definido, pois os pesquisadores não puderam classificá-la com precisão. Sabe-se que ela é uma sundew, ou seja, é caracterizada por inúmeros tentáculos com pequenos espinhos que lembram gotinhas de água espalhadas pelo corpo da planta.
Entretanto, esses pequenos espinhos são bastante pegajosos. Quando os insetos pousam nas folhas da planta, eles ficam presos e não são capazes de se libertar. Um tipo de líquido engloba os bichinhos e os mata por desidratação, exaustão, de fome ou de sufocação. Eles são digeridos e consumidos por enzimas que a planta libera quando percebe que um inseto foi capturado.
Fonte da imagem: Universidade de Aichi
Uma das espécie mais comuns e bastante conhecida de plantas carnívoras são as chamadas pitcher plants. Suas folhas formam um tipo de jarro, como se fosse uma taça, onde os insetos caem e são digeridos. Com bordas escorregadias e pegajosas, as pitcher plants também são o terror dos pernilongos e de outros mosquitos.
Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons