Estilo de vida
31/07/2013 às 12:39•1 min de leitura
Alguns locais — infelizmente — são conhecidos por atraírem suicidas, e em Seul, na Coreia do Sul, esse lugar é a Ponte Mapo. Segundo as autoridades locais, durante os últimos cinco anos foram registradas 108 tentativas de suicídio nessa estrutura, e acredita-se que ela tenha se tornado popular por oferecer fácil acesso aos pedestres e estar localizada próximo ao distrito financeiro da cidade, sendo destino certo de profissionais que perderam muito dinheiro.
Com o objetivo de reverter esse quadro, a Samsung lançou uma campanha em parceria com a agência de publicidade Cheil Worldwide para mudar a imagem da Ponte Mapo, transformando esse local em uma “Ponte da Vida” e não da morte. Para isso, diversos sensores de movimento e luzes de LED foram espalhados pela estrutura, que se acendem com mensagens de otimismo conforme detectam o movimento das pessoas.
A ação está focada em dissuadir qualquer um que se dirija à ponte com o objetivo de cometer suicídio, e de acordo com um artigo publicado pela Exame, entre as mensagens otimistas é possível encontrar frases como “como você gostaria de ser lembrado?”, “os melhores momentos da sua vida ainda estão por vir” e “veja as pessoas de quem você sente saudade”.
As mensagens foram criadas com o apoio de psicólogos e organizações para a prevenção de suicídios. Além de a campanha ter sido premiada no badalado festival de Cannes deste ano, a ação ajudou a reduzir o número de tentativas de suicídio em 85% durante o período de setembro a dezembro de 2012.