Estilo de vida
26/06/2014 às 06:42•3 min de leitura
Já trouxemos para você aqui no Mega Curioso algumas matérias sobre significados ocultos presentes em logos famosas e até em rótulos de cervejas importadas. E como sempre é interessante descobrir quais são as mensagens secretas que foram camufladas nas figuras escolhidas para representar companhias renomadas, decidimos reunir mais 10 exemplos para você conferir. Preparado?
Como você sabe, a Unilever é uma das maiores líderes em vendas de alimentos, bebidas, produtos de limpeza e higiene pessoal do mundo. E a logo da multinacional, repleta de desenhos, reflete algo sobre os diferentes produtos com os quais a companhia trabalha.
Se ao olhar para a imagem acima você só consegue enxergar a silhueta de uma moça em uma posição de yoga, então olhe de novo, com mais atenção. Você vai perceber que o espaço formado entre os braços, a perna e o quadril da mulher se parece com o mapa da Austrália.
Talvez você não tenha percebido, mas a logo da Pepsi passou por uma reformulação há alguns anos — em 2008, mais precisamente —, e a companhia pagou US$ 1 milhão pela modificação. Isso sem falar em todo o custo de trocar embalagens e rótulos de todos os produtos que estavam em circulação! Os responsáveis pela nova imagem justificaram os gastos astronômicos dizendo que ela é uma espécie de Código Da Vinci do design.
Aparentemente, para reformular a logo, os designers da Arnell Associates se inspiraram em Feng Shui, na teoria da relatividade, no cosmos, na teoria do geodínamo terrestre, na Renascença e em muito mais para fazer a modificação que você viu acima. Em outras palavras, a figura que representa a Pepsi hoje é a chave para o Universo!
Galeria 1
Você alguma vez já se perguntou o que significam os quatro aros que fazem parte da logo da Audi? Eles representam cada uma das companhias — Wanderer, Horch, DKW e Audi — que faziam parte do consórcio da Auto Union, fábrica de automóveis alemã fundada em 1932.
A logo da Mercedes, com uma estrela de três pontas no interior de um círculo, forma três espaços vazios que representam a terra, o ar e o mar, transmitindo a ideia de domínio que a fabricante tem sobre essas três áreas.
As elipses da logo da fabricante de automóveis japonesa simbolizam três corações: o do cliente, o do produto e o do progresso tecnológico.
A imagem que simboliza a companhia alemã traz as iniciais das palavras “volks” e “wagen”, que, em alemão, significam povo e carro, respectivamente. Assim, o conjunto quer dizer “carro do povo” ou "carro popular".
Se você olhar com atenção, vai perceber que a logo da Google é composta por quatro letras que aparecem com cores primárias seguidas por uma com cor secundária. Essa escolha não foi aleatória e, apenas com o simples uso de letras e cores, tem como intenção transmitir a ideia de que a companhia não se limita a seguir regras.
Além de mostrar as letras que representam o nome da empresa, a logo da LG também traz uma imagem oculta: as letrinhas mostram uma carinha sorridente, com o “L” formando o nariz e o “G” o contorno do rosto. E há quem diga que o símbolo lembra o antigo ícone de inicialização dos computadores Mac, assim como o saudoso personagem Pac-Man. Veja:
Embora a logo da Adidas apenas contasse com as três famosas listras — sem ter nenhum significado específico —, o design foi levemente alterado para que as linhas formem uma figura que lembra uma montanha, simbolizando os obstáculos que as pessoas devem superar.
Um belo dia, alguém percebeu que entre as letras da logo da Coca-Cola se formava uma pequena bandeira da Dinamarca — que, por sinal, já foi nomeado como um dos países mais felizes do mundo. E é claro que a companhia não deixou a oportunidade passar em branco, aproveitando para lançar uma campanha promocional no maior aeroporto dinamarquês, durante a qual os viajantes eram recebidos com bandeirinhas. Confira a seguir: