Artes/cultura
26/09/2017 às 04:00•1 min de leitura
Quando o seu corpo sucumbe à gripe, além da tosse e do corpo dolorido, você ainda vira uma espécie de fábrica de secreções desagradáveis. Não importa quantas vezes você assoe o nariz: não será tão fácil se livrar dele, o pavoroso ranho.
É inevitável que você pense: “De onde vem tudo isso?”. A verdade é que o seu corpo está constantemente produzindo muco, de acordo com o médico Richard Lebowitz, especialista em ouvido, nariz e garganta.
Esse muco é produzido nas suas glândulas mucosas, que revestem todo o trato respiratório, incluindo nariz, garganta e pulmões. É só você espirrar para que o seu corpo entenda que precisa fazer mais.
"Atchim!"
Quando o resfriado é forte e você não aguenta mais utilizar o lenço, é possível que você sinta que todo esse ranho está saindo dos seus pulmões, mas a verdade é que ele vem das glândulas que revestem as suas passagens nasais.
Parece bizarro, mas, segundo Richard, nós produzimos mais de um litro de muco por dia! Quando o seu corpo está funcionando de maneira correta, o muco produzido aí no seu nariz é movido para a parte de trás das passagens nasais e levado para a garganta através de cílios minúsculos existentes nas células nasais. Depois de tudo isso? Você o engole.
Sim, todo esse litrão de ranho que você produz diariamente está sendo en-go-li-do! Agora mesmo! Mas você nem se dá conta.
"Saúde"
Mas por que quando estamos doentes o muco quer simplesmente fugir pelo nosso nariz? A explicação é simples: o ranho acaba ficando mais espesso, dificultando o processo de “limpeza” do seu corpo. Assim, quando isso acontece, você realmente se dá conta da sua fábrica de melecas e passa a expelir um pouco disso.
Bizarro né? Ah, só para completar, sabe quando você assoa o nariz até não aguentar mais e parece que ele simplesmente continua entupido? A culpa não é do muco, mas sim do revestimento das passagens nasais, que estão inchadas e bloqueando o caminho.
*Publicado em 02/09/2016