Ciência
13/03/2019 às 09:00•2 min de leitura
O The Independent elaborou, recentemente, uma relação de mudanças que uma pessoa sofre ao ingerir apenas água e dispensar outros tipos de bebidas. Quem topou cortar todos os outros líquidos da dieta durante um mês inteirinho foi Chris Bailey, que acabou fazendo algumas descobertas incríveis. Veja o que ele aprendeu com essa experiência:
Você nem percebe, mas outras bebidas consumidas ao longo do dia, como aquele chá docinho, o café com leite e, com toda certeza, o refrigerante, são repletas de calorias. A água, por outro lado, é livre delas e, para melhorar, deixa seu corpo muito mais hidratado e saudável.
Às vezes nosso corpo confunde sede com fome, já que ignoramos facilmente a necessidade que ele tem de ficar hidratado e nem sempre consumimos a quantidade ideal de água. Bebericar várias vezes ao dia faz com que você coma menos, no final das contas.
Aqui a coisa é bem lógica mesmo: se o cérebro é formado por até 85% de água, manter uma boa hidratação é fundamental para que seu órgão pensante trabalhe com eficiência. Tomar água melhora a concentração e aumenta os níveis de energia. Não custa tentar.
Em tempos de crise, vale colocar tudo na ponta do lápis. Se você consome menos café, chás, sucos e refrigerantes, acaba, por consequência, gastando menos também. O bolso agradece.
Se você tem espinhas e sofre para se livrar delas, uma boa dica é beber bastante água, já que essa é uma maneira eficiente de manter sua pele hidratada, sedosa, limpa e sem resíduos.
A água faz milagres em seu corpo, e se você combina a ingestão desse líquido sagrado com alimentos ricos em fibra, seu funcionamento intestinal vai ser mais eficiente, o que é ótimo para quem tem prisão de ventre. Beber muita água vai aumentar a quantidade de urina que você produz também, mas isso não é problema, até mesmo porque seu xixi precisa ser o mais claro possível.
Essa dica vale ouro: beber água logo ao acordar faz com que o metabolismo funcione melhor ao longo do dia – em termos numéricos, ingerir meio litro cedinho aumenta em 30% a movimentação de energia tanto em homens quanto em mulheres.
Quando estamos desidratados, o sangue fica mais consistente e, por isso, o coração sofre mais para trabalhar, o que não é uma boa coisa. Beber mais de cinco copos de água por dia diminui em até 41% as suas chances de ter um ataque cardíaco em comparação com quem consome apenas dois copos diários.
Evite ao máximo praticar atividades físicas sem que seu corpo esteja hidratado o suficiente, por favor. Beber água melhora, e muito, seu desempenho na hora de malhar.
E você, toparia mudar seu estilo de vida e fazer um teste desse tipo?