Ciência
12/03/2017 às 05:00•2 min de leitura
Você já deve ter escutado — ou até lido em diversos artigos — a respeito de várias coisinhas que você adora e que fazem mal para a saúde. Tomar sol, beber aquela cervejinha gelada com os amigos, passar um pouco de raiva e até curtir aquele cafezinho recém-passado são algumas das ações condenadas. Isso sem falar em criaturinhas nojentas, como os vermes, por exemplo, das quais queremos distância!
Contudo, de acordo com o Live Science, novos estudos vêm revelando que nem tudo o que sempre foi rotulado como “ruim” faz tão mal assim para a nossa saúde. Aliás, dependendo do caso, certas coisas são até indicadas para alguns tratamentos. Confira:
Fonte da imagem: shutterstock
Apesar de não ter a mesma reputação de bebida saudável dos vinhos, a cerveja vem conquistando seu espaço entre os produtos que podem fazer bem para a saúde. Novos estudos revelaram que o consumo moderado de cerveja pode melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular.
Fonte da imagem: shutterstock
Conforme descrito acima, os vinhos são famosos por conter importantes antioxidantes, capazes de evitar o desenvolvimento de alguns cânceres e doenças coronárias. No entanto, os pesquisadores descobriram que uma substância específica presente no vinho tinto — chamada resveratrol — parece ser a chave de tantos benefícios, podendo inclusive estar relacionada à prevenção de algumas doenças dentais e até do mal de Alzheimer.
Fonte da imagem: pixabay
Chocólatras, alegrem-se! Parece que estudo após estudo vem revelando novos benefícios desta delícia. Além de contar com potentes antioxidantes, capazes de evitar o desenvolvimento de alguns tipos de câncer e impedir a obstrução de artérias, os cientistas descobriram que essas importantes substâncias podem melhorar o fluxo de sangue ao cérebro e prevenir o surgimento de determinadas doenças mentais, como a demência.
Fonte da imagem: shutterstock
Embora o excesso de sol esteja relacionado ao desenvolvimento de câncer de pele, a exposição a ele também é necessária para a nossa sobrevivência. Aliás, os banhos de sol são indicados para a prevenção de uma série de doenças, assim como no tratamento de diversos males, como a depressão e o cansaço, por exemplo.
Mas entre os que podem se beneficiar dos raios do bem estão os asmáticos. Alguns estudos demonstraram que uma quantidade controlada de raios ultravioleta pode bloquear as reações imunológicas que provocam os ataques de asma.
Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Apesar de serem criaturas que despertam asco na maioria das pessoas, as larvas vêm ganhando cada vez mais fama como uma nova maravilha médica. E o melhor é que esses bichinhos são empregados para fazer o que mais gostam e no que são mais eficientes. Prepare-se para o nojinho: as larvas são utilizadas no tratamento de feridas, alimentando-se de bactérias e tecidos mortos, estimulando a cicatrização e a prevenção de infecções.
Fonte da imagem: shutterstock
Ainda existe muito debate sobre se a cafeína faz bem ou mal para a saúde. No entanto, ultimamente parece que o consenso é o de que essa substância é benéfica, já que diversos estudos apontaram que a cafeína é uma importante fonte de antioxidantes relacionados à redução no risco do desenvolvimento de diabetes. Além disso, alguns experimentos apontaram que o café pode ser um aliado no tratamento da cirrose hepática e da pancreatite.
Fonte da imagem: pixabay
Se você é do tipo que vai engolindo sapos até que chega uma hora em que não aguenta mais e explode, não faça mais isso! Alguns estudos demonstraram que pequenos ataques de raiva aqui e ali fazem bem para a saúde — melhor do que guardar toda a irritação e a revolta dentro de você —, além de ser um mecanismo eficiente que nos ajuda a evitar o desenvolvimento de distúrbios do sono, problemas de pressão e até danos pulmonares.
*Publicado em 15/04/2013