Artes/cultura
09/02/2015 às 08:41•2 min de leitura
"Que me perdoem as feias, mas beleza é fundamental", disse Vinícius de Moraes. Mas vamos parar para pensar: afinal, o que é belo? É aquilo que eu digo que é bonito? É o que você taxa como perfeito? Quem é que determina os padrões e conceitos sobre o que é feio ou não? É realmente bem complicado definir completamente tudo isso.
A beleza é relativa: o que eu acho bonito pode não ser para você. O que era belo ontem, hoje pode não se encaixar nos padrões. E é exatamente isso que aconteceu com as mulheres ao longo dos milhares de anos que se passaram. Independente das roupas que as moças usavam, você já percebeu que os corpos cultuados eram muito diferente dos de hoje?
Para mostrar tudo isso, a equipe do Buzzfeed criou um vídeo curto, de apenas três minutos, mas que mostra o quanto o corpo feminino e os padrões de beleza mudaram com o tempo. Foram deixados de lados todos os tipos de vestimentas e joias da época e as modelos todas usaram maiôs brancos para ressaltar somente o biótipo, que é o que realmente importa.
Confira esse belo ensaio e veja qual é o tipo físico que você considera o mais belo. E se o seu corpo não é o considerado o padrão de beleza de hoje em dia, não se preocupe. Tenha em mente que as coisas sempre mudam. E, se não mudarem, tenha certeza que sempre tem alguém que vai gostar de você do jeitinho que você é.
Corpo ideal: rosto cujas duas faces são iguais, cintura alta, ombros estreitos e corpo pequeno.
Corpo ideal: o que figurava nessa época eram os corpos cheinhos com pele clara.
Corpo ideal: mulheres do tipo "mignon" eram consideradas belas: cintura fina, pés pequenos, pele pálida e olhos expressivos.
Corpo ideal: as moças mais gordinhas eram idolatradas e os seios fartos e barriguinha eram sexy. Quadril largo e pele clara completavam o pacote.
Corpo ideal: um pouco mais magras do que as anteriores, a cintura mais fina, mas ainda roliças. Foi nessa época que os espartilhos fizeram o maior sucesso.
Corpo ideal: e voltou a época das mulheres pequenas, dessa vez com cabelos curtos.
Corpo ideal: corpo estilo ampulheta: com seios grandes e cintura fina.
Corpo ideal: o que vale agora é o físico adolescente, tudo bem magrinho com pernas finas e longas.
Corpo ideal: aqui, tudo é mais curvilíneo, com braços tonificados e corpo atlético. Ah, a altura também contou muitos pontos.
Corpo ideal: mulheres com corpos extremamente magros e frágeis eram a beleza da época.
Corpo ideal: hoje em dia, o que conta é um corpo "saudável", barriga reta e bumbum grande. Um corpo difícil de conseguir mas que, graças à intervenção cirúrgica, muitas mulheres entram no padrão.
Quer conferir tudo isso nos mínimos detalhes? Confira o vídeo abaixo e comente com a gente o que você acha de tudo isso! Estamos esperando a sua opinião nos comentários.