Estilo de vida
09/03/2017 às 05:36•2 min de leitura
Aí depende da sua orientação sexual: homens gays e mulheres héteros sentem atração por quem se parece com o seu pai; homens héteros e mulheres gays, por alguém que se pareça com a mãe.
Complexos de Édipo à parte, não estamos dizendo que todos nós somos atraídos sexualmente por nossos pais, mas a verdade é que já é comprovado que somos, sim, atraídos por pessoas que tenham alguma semelhança com aqueles que nos colocaram no mundo.
Só para você ter ideia, tendemos a escolher parceiros românticos que tenham pelo menos a cor dos olhos e dos cabelos igual à dos nossos pais. Tem mais: homens que têm pai e mãe mais velhos costumam se interessar por pessoas mais velhas também.
Não é à toa, pelo visto. A verdade é que tanto homens quanto mulheres consideram pessoas vestidas de vermelho como mais sedutoras e atraentes. Para os homens, a cor realça percepções relacionadas à atração física, sexual e bom status social.
O mais curioso nessa questão da cor, já que a relação entre ela e atração não chega a ser uma surpresa, é a origem disso tudo, que parece ter relação com a evolução humana. Primatas fêmeas como os babuínos e os chimpanzés têm rostos e genitais avermelhados e inchados, especialmente quando estão em seu período fértil, sendo essa uma maneira de atrair parceiros. Daí parece vir a sexualização da cor vermelha.
Pois é, precisamos aceitar isso sem fazer cara feia, mas a verdade é que estímulos nojentos nos parecem menos repugnantes quando vêm de alguém por quem sentimos atração sexual ou quando aparecem na hora em que já estamos sexualmente excitados.
Um estudo bizarro mostrou que tanto homens quanto mulheres, depois de assistir a alguns vídeos eróticos, tinham mais facilidade em realizar tarefas nojentinhas, como colocar as mãos em um pote cheio de camisinhas usadas. Eca!