Ciência
27/01/2012 às 13:40•1 min de leitura
Agência Fotosite/Divulgação
João Pimenta se inspirou na estética steampunk para um inverno com clima sombrio e vampiresco para os homens. A alfaiataria aparece em peso, em looks elegantes principalmente nos tons de preto e marrom. Para aumentar ainda mais o clima dark, alguns dos modelos utilizam máscaras de pássaros que eram utilizadas pelos médicos que tratavam da lepra no século 19.
Em geral a silhueta é reta, porém algumas calças têm volumes nos quadris em oposição as skinnys de malha. Roubando elementos das vestimentas das mulheres da época: saias longas, ombros bem arredondados e camisas de gola bem fechada. São muitos paletós, coletes, sobretudos e camisas.
A viscose, o algodão, a poliamida, a seda, o tricô, a lã, o jacquard, o tweed e o couro são os materiais que mais aparecem. Bordados, lapelas gigantescas, tecidos manchados, golas redondas e caldas também chamam a atenção. Destaque para as mistura de fios no tear artesanal, o couro com pelagem bovina e o recorte em V depois do último botão das camisas e paletós.