Artes/cultura
31/03/2014 às 08:38•2 min de leitura
(Relaxnews) - Após sete gerações e mais de 30 milhões de unidades vendidas, o icônico carro hatch ainda está firme e forte, e elevando o patamar para as outras montadoras.
O Fusca da Volkswagen, o principal carro do povo, foi muito difícil de superar, mas, quando o carro projetado por Giogertto Giugiaro, o hatch de três portas, desceu da linha de produção de Wolfsburg no dia 29 de março de 1974, foi o início de uma segunda revolução no mundo automotivo.
Além de oferecer um estilo atemporal, o carro apresentou a construção alemã de qualidade ao setor de carros de família acessíveis e, além de ser de baixo custo, oferecia um prazer de dirigir.
Além de redefinir o conceito de carro de família hatch, ele também inventou o conceito de hatch “atraente”, com o lançamento do Golf GTi em 1976 – um carro que era tudo em um: para passear pela cidade, realizar compras, viajar ou ainda disputar uma corrida.
Ele ajudou a criar um mercado que, mesmo após 38 anos, continua vivo e competitivo. Cada empresa que produz veículos hatch para o mercado europeu, da Honda à Ford, possui pelo menos um carro de família com um potencial esportivo em sua coleção.
Até o lançamento do GTi, um milhão de Golfs já estavam presentes nas estradas e em 1979 a empresa lançou a primeira versão conversível, que acabou se tornando um clássico moderno e acessível.
Fonte da imagem: Divulgação/Volkswagen
O Golf tem sobrevivido porque a empresa nunca tentou mexer com a receita – um carro ágil, cheio de avanços tecnológicos, com foco em famílias.
Essa mistura é também o motivo pelo qual nos últimos 40 anos houve apenas sete gerações do carro. O Golf atual, lançado em setembro de 2012, é o mais confortável e avançado tecnologicamente falando, e em 2013 levou os prêmios de melhor carro europeu e carro do ano.
E, em comemoração ao aniversário de 40 anos, a Volkswagen planeja lançar o e-Golf, a primeira versão elétrica do carro, que poderá rodar 190 km entre cargas, e uma versão híbrida com plug-in GTE capaz de render uma economia de 1,5 litro/100 km com um motor elétrico com uma capacidade de 50 km.
Assim como a Volkswagen destacou, poucos produtos lançados em 1974 resistiram até hoje, mas os que duraram foram o Cubo Mágico, a lipoaspiração e o bloco de Post-it.
Via EmResumo