Esportes
27/09/2017 às 02:00•2 min de leitura
Se você mora em uma casa e tem o privilégio de possuir um jardim ou uma horta, já deve ter observado que o seu cãozinho adora meter o nariz onde não é chamado, certo? Animais gostam de plantas, mas algumas delas podem oferecer riscos. Por isso, todo cuidado é pouco, e o site Bark Post fez uma lista com os maiores perigos para o seu pet:
Com o Natal chegando, é muito comum vermos essa planta em diversos locais. Apesar de ser bonita e muito usada na decoração de casas, a flor pode causar vômitos e irritação nos cães.
O mesmo acontece com as margaridas. Ainda mais tóxicas, essa espécie possui substâncias como sesquiterpenos, lactonas e piretrinas, que podem causar vômito, salivação excessiva e dermatite.
Apesar do nome, essa flor não é nada amiga dos nossos animais. Entre os sintomas causados estão vômitos, diarreia, dermatite e desregulação do aparelho urinário.
Essa é outra flor venenosa que poderá causar queimação, irritação na boca, salivação em excesso, dificuldade para engolir e vômito.
Apesar de bonita, a hortênsia possui uma substância chamada glicosídeo cianogênico, que pode causar diarreia e vômito.
Muitas das plantas do gênero das rododendro, como as azaleias, possuem graianotoxina. Se o seu cão ingerir essa substância, você o encontrará babando, com batimentos cardíacos fora do normal, sem coordenação motora e com sinais de vômito e diarreia.
Se o seu animal comer uma tulipa, leve-o ao veterinário imediatamente. Assim como as flores anteriores, a tulipa pode causar excesso de salivação, vômito, diarreia, além de abatimento.
Apesar de ser símbolo de sorte, o trevo, quando ingerido em grande quantidade, pode ser muito prejudicial para a saúde dos cães.
Se o seu cãozinho ingerir alho, ele poderá vomitar, urinar sangue, ter os batimentos cardíacos alterados, ficar ofegante e ter o nível de hemácias no sangue reduzido. Por isso, se você planta alho em casa, faça uma cerca para deixar o seu cachorro bem longe dele.
Apesar de fazer muito bem para o nosso cabelo, a babosa pode causar tremores, vômito, diarreia e mudança na urina de cachorros.
Tão cheirosa e refrescante, quem poderia imaginar que a hortelã, quando ingerida em grande quantidade, poderia causar sérios problemas no fígado do seu animalzinho?
Outra planta comum em hortas residenciais é o orégano. Muito usado como tempero, essa planta pode causar irritações nos cães, além de vômito e diarreia.
Se o seu cachorro invadir sua plantação de tomates, ele pode ter irritação gastrointestinal grave, diarreia, excesso de salivação, fraqueza, além de alteração comportamental e diminuição dos batimentos cardíacos.
Essa pequena plantinha pode causar uma grande irritação no estômago, colapso cardiovascular e até mesmo uma diminuição na pressão sanguínea.
*Publicado em 10/11/2016