Ciência
26/08/2019 às 08:46•3 min de leitura
Você com certeza já viu inúmeros tipos de raças de cachorros nas ruas de sua cidade, sejam labradores, poodles, pinschers, pitbulls, entre muitos outros. Contudo, é bastante provável que você jamais tenha se deparado com os cachorros que vamos listar aqui. Apesar de algumas dessas raças possuírem traços parecidos com os de cães mais populares, elas são bem mais raras – e em alguns casos, muito exóticas. Seja como for, todos são cachorros que só esperam receber muito amor e carinho de seus donos.
Em 1942, o Valhhund sueco quase ficou extinto na Suécia, porém um programa de reprodução começou a salvá-los. Esses cachorros podem capturar pequenos animais, como ratos e esquilos, além de guardar a casa dos donos. Eles são conhecidos por serem extremamente afetivos e possuírem bastante energia, necessitando de muitos exercícios ao longo do dia.
Visto de longe, ele pode até parecer uma pequena ovelha quando não está com o seu pelo aparado. Esse curioso cachorro é caracterizado por ter costas com pelagem escura, que desaparece conforme ele cresce, ficando cada vez mais branca. Ele é bastante gentil e um companheiro divertido para as crianças. Contudo, já avisamos de antemão: o Bedlington Terrier é conhecido por ser muito teimoso e latir bastante.
Apesar de possuir o “Mastiff” no nome, esse cachorro não é propriamente um “Mastiff”, já que o termo originalmente quer dizer “cachorro grande”. Ele é conhecido por ser um verdadeiro guardião e proteger lugares e pessoas, sendo um fiel escudeiro. Como esses cachorros são bem protetores, eles não ficam nada felizes quando olham os seus donos com estranhos ou quando pessoas desconhecidas chegam em casa. Por isso, eles requerem um pouco de treinamento especializado.
Esse simpático cachorro pode ser identificado pelo nariz, já que ele é bem dividido ao meio. Aliás, é no nariz que reside o grande trunfo dos Catalburns, já que eles são ótimos farejadores e, consequentemente, caçadores. Esse cão é mais popular na Turquia, não sendo muito conhecido em outros países do mundo.
Originário da Hungria, o Mudi é um cachorro bastante enérgico. Eles costumam viver até os 15 anos e podem ser encontrados em várias tonalidades, sendo que a preta e a cinza são as mais comuns.
Assim como o Bedlington Terrier, o Catahoula Cur pode ser muito barulhento, especialmente se não receber bastante atenção de seus donos. Originalmente, esse tipo de cão foi utilizado para pastoreio e viveu em pântanos para arrebanhar o gado e os porcos. É preciso ressaltar que esse animal precisa de um dono bastante imponente e que ensine o que é certo e o que é errado, já que o Catahoula Cur não é muito comportado.
Originário da Bélgica, eles também costumam viver até os 15 anos. Essa raça de cachorro possui um apelido bem infame, já que os belgas o chamam de “pequeno demônio”. O pobre Schipperke possui esse apelido por ser, principalmente, muito desobediente. Mesmo com os donos mais sérios, os Schipperkes gostam de fazer travessuras. Além disso, eles podem ser muito agressivos e devem ser mantidos longe de outros animais. Nem é preciso comentar que eles precisam de bastante treino para se comportar.
O Azawakh é um cão de caça nativo da África ocidental, sendo pouco conhecido em outras regiões. Ele pode ser encontrado com penugens bem diferentes, como acinzentado, preto, azul escuro, pardo, entre outras. Esse também é um cachorro extremamente ágil, graças ao seu corpo anguloso e às suas pernas compridas. São tímidos por natureza, porém muito carinhosos e pouco agressivos.
O Thai Ridgeback, também conhecido como Mah Thai Lang Ahn, é uma das raças de cachorros mais antigas, sendo que existem pinturas rupestres de mais de 4 mil anos que apresentam esse animal. Originário do sudoeste asiático, trata-se de um cachorro bem pacífico. Ele é caracterizado por possuir uma faixa de pelos em sentido contrário situada nas costas, criando um efeito bastante interessante no animal.