Artes/cultura
06/10/2017 às 02:01•3 min de leitura
Mesmo que você não tenha um conhecimento muito extenso sobre raças de cachorro, você certamente conhece algumas delas, não é mesmo? Tem Jack Russel, Dálmata, Cocker Spaniel, Beagle, Lhasa Apso... Mas, e esses nomes todos, você já se perguntou sobre a origem deles? Pois Ethan Trex do portal Mental_Floss foi averiguar, e nós aqui do Mega Curioso reunimos sete variedades para você conferir. Veja:
Os cães brancos com pintinhas são uma raça inconfundível, mas nem todo mundo sabe que os Dálmatas "emprestam" seu nome de uma região chamada Dalmácia, cujo território corresponde principalmente à Croácia, Bósnia e Herzegovina.
Segundo Ethan, existem registros históricos e pinturas — os mais antigos datando do século 14 — de várias partes da Europa que retratam esses cachorros. No entanto, como os dálmatas vêm sendo utilizados como sentinelas na Dalmácia desde o século 18 (pelo menos), os animais acabaram sendo associados com a região e ficando conhecidos com o nome que todos conhecemos.
Originalmente, o Lhasa Apso foi desenvolvido para guardar palácios e mosteiros tibetanos, e apesar de não se tratar de um cachorro de grande porte, ele era bem “comunicativo” na hora de soar o alarme sobre a presença de intrusos.
O “Lhasa” foi emprestado do nome da capital do Tibet, e “Apso” significa “barbudo”. Assim, literalmente, a denominação da raça pode ser traduzida como cão cabeludo proveniente do Tibet — ou algo do tipo.
Você acha que o nome da raça acima se parece incrivelmente com o de uma pessoa? Pois, segundo Ethan, alguém chamado Jack Russell realmente existiu! Jack foi um inglês que nasceu em Dartmouth no ano de 1795, e adorava caçar. Pois um belo dia ele se deparou com uma cadela chamada Trump — que pertencia a um leiteiro e parecia ser o cão perfeito para caçar raposas.
Jack conseguiu convencer o homem a vender Trump, e começou a cruzar a cachorra até conseguir uma variedade que tivesse energia suficiente para perseguir raposas o dia todo e que não sentisse medo de ir atrás dos animais em suas tocas. Aliás, a "Jack Russell Terrier" não é a única raça que recebeu o nome em homenagem ao inglês. Também existe outra variedade chamada "Parson Russell Terrier" que se diferencia da anterior por contar com patas mais longas.
Apesar de os Poodles hoje serem associados à imagem de “cães de madame”, originalmente, eles foram desenvolvidos para acompanhar os caçadores germânicos e se jogar na água para buscar os animais abatidos. Esses cachorros eram conhecidos como pudelhund — ou cães de água, em tradução livre —, onde a palavra pudeln significa espirrar água em baixo-alemão. E, segundo Ethan, o nome da raça eventualmente evoluiu para Poodle graças aos ingleses.
De acordo com Ethan, acredita-se que os Weimaraners — os belos cães de pelagem cinza como o que você acabou de ver acima — provavelmente surgiram na Alemanha no século 19, depois que o Grão-Duque de Weimar decidiu cruzar algumas raças de cães de caça.
Weimar teria selecionado animais de corajosos, rápidos, dotados de focinhos bem desenvolvidos e inteligentes — e a raça criada pelo grão-duque logo se tornou popular entre os nobres da região, que usavam os cães para caçar aves.
Existem registros de que os Spaniels estão por aí desde o século 14, e eles, assim como outras raças da nossa lista, também foram desenvolvidos para acompanhar caçadores. Muito apreciados pelos ingleses, estes cães eram especialmente talentosos na hora de encontrar galinhas-d’angola ou “woodcocks” em inglês, e foi devido a essa habilidade que eles começaram a ser chamados de “cockers”.
De acordo com Ethan, ninguém sabe ao certo qual é a origem do nome “Beagle”. No entanto, segundo explicou, quem conhece bem a raça, provavelmente concorda com uma das teorias mais populares sobre como a denominação surgiu.
Aparentemente, o nome da raça existe desde o século 16, quando a palavra francesa becguele (usada para designar pessoas barulhentas) começou a ser empregada para descrever os cães — devido à barulheira que eles faziam com seus uivos durante as caçadas.
*Publicado em 21/07/2015