Artes/cultura
18/05/2013 às 06:28•1 min de leitura
Foi dada a largada para a construção da torre mais alta de Mumbai, na Índia. O edifício terá o nome de “Imperial Tower” e deve ter cerca de 400 metros de altura.
O mais impressionante desse projeto é o formato do edifício: ele é extremamente estreito e lembra a lâmina de uma espada, algo que foge do tradicional, pois edifícios muito altos tendem a sofrer com a pressão dos ventos.
De acordo com os arquitetos Smith + Gill, o formato esguio do edifício foi concebido para “confundir” os ventos. Por isso, se você olhar as imagens mais de perto, verá que ele possui diversas linhas irregulares por toda a sua extensão. Essas linhas podem ser sacadas com plantas, ou apenas espaços vazios sem função aparente.
Fonte da imagem: Smith+Gill
Segundo Gill, esses desenhos não são somente um enfeite: eles são propositais. Esses detalhes são cruciais para que a construção consiga ficar de pé. Em um edifício comum, o vento chega por um lado e cria um vórtice do lado oposto. Como isso acontece dos dois lados, acaba-se criando uma pressão negativa, que balança o prédio de um lado para o outro.
Com a Imperial Tower, entretanto, Gill quer acabar essa vibração quebrando a pressão dos ventos, cortando a sua movimentação com o desenho do edifício. A ideia veio de projetos aeroespaciais e automobilísticos em túneis de vento, afirma o arquiteto.