Ciência
17/12/2022 às 09:00•2 min de leitura
Algumas descobertas são responsáveis por transformar totalmente a relação do homem com o planeta, modificando hábitos e se enraizando em tradições de determinados povos.
Mas em meio a uma visão do mundo dominada por estereótipos, acabamos considerando que algumas invenções foram originadas em determinado país, ainda que tudo não passe de mera impressão – e o marketing tem sua parcela de culpa nisso.
Para quebrar alguns destes poderosos mitos, selecionamos 4 invenções que não ocorreram onde todo mundo imagina. Confira:
(Fonte: Pexels/Reprodução)
O nome pode levar a crer que ele tenha se originado na França. A própria identidade cultural acaba colaborando para isso, já que não raramente vemos o famoso croissant relacionado à culinária da região.
Mas a verdade é que ele surgiu em Viena, na Áustria, em 1863, como comemoração à derrota dos Habsburgos do império otomano. Apesar do croissant ter aparecido na França antes da Revolução Francesa, ele só se espalhou de forma mais expressiva no local a partir do século XIX.
(Fonte: Wikimedia/Reprodução)
Apesar de ser bastante associado à cultura russa, estando presente dentro do próprio sistema de escrita de mais de 50 idiomas, o alfabeto cirílico surgiu ao longo da história do primeiro império búlgaro no século IX.
Tendo como base a utilização de letras gregas e usado pelos povos do leste europeu, incluindo países como Belarus, Macedônia e Sérvia, a escrita é celebrada até hoje pelo povo búlgaro, que reservou um feriado específico para celebrar a existência do alfabeto e de sua cultura no dia 24 de maio.
(Fonte: Pexels/Reprodução)
A massa mais amada do mundo também é tida como sinônimo da culinária italiana, que tem como um de seus principais atrativos o preparo de diferentes tipos de macarrão. Uma das teorias mais famosas aponta que o alimento tenha sido uma descoberta importada da China no século XIII por Marco Polo.
Outra hipótese indica que o macarrão teria sido introduzido pelos árabes e que a sua entrada no continente europeu tenha ocorrido após a invasão da Sicília no século IX. No entanto, é importante destacar que há registros sobre o preparo de massas à base de farinha e água na Itália bem antes de tudo isso ocorrer, já no período da República Romana.
(Fonte: Pexels/Reprodução)
Os famosos biscoitos da sorte também possuem diversas teorias envolvendo o seu surgimento, sendo uma origem que não está relacionada apenas à tradição chinesa.
Além de ilustrações, há registros que apontam a existência dos biscoitos na cidade japonesa de Kyoto de 1870, chamados de "tsujiura senbei" e se tornando conhecidos como uma especialidade regional na Califórnia décadas depois. Ou seja, apesar de não ter levado a fama, os biscoitos da sorte possuem uma história mais entrelaçada com a terra do sol nascente.