Artes/cultura
29/04/2023 às 07:00•2 min de leitura
As pérolas são joias preciosas naturais que fascinam a humanidade há séculos. Elas podem ser encontradas em diferentes tamanhos, cores e formas, e são valorizadas por sua beleza e raridade.
Algumas delas, porém, são tão grandes e impressionantes que parecem que foram criadas artificialmente. Mas todas as que você irá conferir nesta lista são naturais e são as maiores pérolas já encontradas! Confira.
(Fonte: Smithsonian/NMNH Photo Services/Reprodução)
A Pérola da Ásia já foi considerada a maior pérola natural do mundo. Descoberta no século XVII, ela pesa 120 g — consideravelmente menor que as próximas desta lista, mas enorme para a época em que foi encontrada — e foi descoberta em algum local do Golfo Pérsico.
Sabe-se que a pérola acabou entrando na corte dos imperadores mongóis da Índia, na época do imperador Shah Jahan (1628-1658), passou pelas mãos do rei da Pérsia, Nadir Shah, e mais tarde do imperador da China, Qianlong. Isso faz com que, além do valor da pérola em si, ela também seja um item histórico bastante significativo.
(Fonte: Dat Vi Truong/Guinness Book of World Records/Reprodução)
Com uma média de 5 cm de comprimento, as Pérolas de Abalone são bastante peculiares. Elas recebem este nome porque as ostras em que são formadas possuem um formato que lembra os dentes de tubarão.
A maior delas, com 8 cm, foi descoberta em 2010 na Califórnia, e foi classificada pelo Guinness Book of World Records como a maior pérola abalone do mundo. Embora o abalone seja um molusco comum, é muito raro que eles formem pérolas — todas são naturais, uma vez que não podem ser produzidas artificialmente.
(Fonte: Ahmed Kutty/Gulf News/Reprodução)
Esta é uma pérola batizada pela maneira como foi inserida em uma joia. Ela forma o torso de um centauro em uma escultura feita em ouro.
A peça completa se chama "Joia Escultural do Centauro", mas a pérola em questão mede 11 cm de comprimento, por 4 cm de largura. A peça inteira está em exibição no Abu Dhabi Hotel.
(Fonte: Bonhams Fine Art Auctioneers/Reprodução)
A Pérola de Palawan foi encontrada perto da ilha de mesmo nome nas Filipinas. Como será possível notar nos próximos itens, esta é a região onde foram encontradas as maiores pérolas conhecidas.
A Pérola de Palawan pesa 2,2 kg, com um diâmetro de cerca de 15 cm. Ela é uma das maiores e mais valiosas já encontradas e está em exibição no Palácio de Malacañang, em Manila.
(Fonte: AMNH photo/Natural History Magazine/Reprodução)
Por muitos anos, a Pérola de Lao Tzu foi considerada a maior pérola do mundo. Com um peso de 6,4 kg e medindo cerca de 24 cm de diâmetro, seu valor é estimado em US$ 35 milhões. Ela foi encontrada na década de 1930 na ilha de Palawan, nas Filipinas, e leva o nome do filósofo chinês Lao Tzu.
Ela também tem esse formato estranho por ser formada de várias camadas de nácar, a substância encontrada no interior das ostras que dá origem às pérolas. Atualmente, ela está exposta no Museu de História Natural Smithsonian, em Washington, nos EUA.
(Fonte: Aileen Cynthia Amurao/SWNS.com/Reprodução)
A maior pérola do mundo passou despercebida por quase 10 anos. Ela foi descoberta por um pescador nas Filipinas que não sabia que o objeto em questão era uma pérola gigante. Ele achou a forma curiosa e a manteve guardada embaixo da sua cama.
Isso significa que por quase uma década, ele dormiu sobre aproximadamente US$ 100 milhões. A Pérola de Puerto foi encontrada perto da cidade filipina de Puerto Princesa, tem 67 centímetros e pesa 34 kg.