Ciência
14/11/2024 às 12:00•3 min de leituraAtualizado em 14/11/2024 às 12:00
Se você tem medo de casas mal assombradas, pense novamente. Se tem algo mais assustador do que uma casa assustadora, com certeza, é uma floresta cheia de espíritos e ameaças – afinal, é bem mais difícil sair de uma delas do que de uma casa.
E olha que há várias florestas tenebrosas espalhadas pelo mundo. E dizem as lendas que, nesses locais, circulam espíritos, fantasmas e até OVNis. Mesmo assim, você pode visitá-las, se quiser.
Tem algo bem perturbador na Floresta Aokigahara. E um dos aspectos mais assustadores nela é justamente o seu silêncio. Como o seu chão é feito de rocha vulcânica, com um solo com alta quantidade de ferro, ela simplesmente absorve os sons.
Mas ela também é lembrada por uma história apavorante. Diz a lenda que Aokigahara era um local onde se realizada um costume macabro conhecido como ubasute. Era algo realmente horrível: em épocas de comida escassa, as famílias deixavam seus parentes idosos ou doentes em florestas ermas para morrerem sozinhos. Por conta disso, acredita-se que fantasmas conhecidos como yurei são vistos por lá.
E tem mais: Aokigahara ficou conhecida por ser um ambiente que muita gente escolhe para se suicidar. Tanto que o governo japonês parou de publicar os números de mortes no local depois que 108 suicídios foram relatados na floresta em 2004.
Outra floresta assombrada é a famosa Ilha das Bonecas, localizada no México. Como o nome sugere, esse lugar se tornou conhecido por ter milhares de bonecas penduradas nos galhos das árvores.
O fato teria começado assim: na década de 1950, um homem chamado Don Julián Santana Barrera começou a viver em uma chinampa (uma ilha artificial) no Lago Teshuilo. Um dia, ele encontrou o corpo de uma garotinha que havia se afogado ao lado de sua boneca. Supersticioso, o homem teria pendurado a boneca numa árvore para apaziguar o espírito da criança. Mas logo achou outras bonecas abandonadas e começou a pendurá-las também.
Diz-se que Barrera era assombrado pelo espírito da menina. Mas, curiosamente, essa ilha com 4 mil bonecas é hoje uma atração turística macabra na Cidade do México.
Hoia-Baciu já assusta pela localização: ela fica na Transilvânia, a região histórica mais conhecida como a terra natal do Drácula. Mas ela é medonha por outros fatores também.
Na floresta, há uma clareira em que as árvores formam um círculo ao redor de um pedaço de terra onde nada cresce. Essa parte circular supostamente atrai bruxas e OVNIs. Há ainda relatos de visitantes que teriam visto fantasmas e sentido sintomas estranhos como náusea e ansiedade.
Para completar, as árvores crescem lá em um formato estranho, torcendo-se para cima. Talvez seja melhor passar longe.
No estado americano de Nova Jersey, fica uma floresta densa chamada de Pine Barrens. Acredita-se também que seja uma das florestas mais assombradas dos Estados Unidos, principalmente por ser a casa de uma criatura conhecida como Demônio de Jersey.
A outra lenda apavorante da floresta envolve o Demônio de Jersey, que teria nascido em 1735 de uma mulher conhecida como “Mãe Leeds". Ela já tinha 12 filhos e um marido alcoólatra. Por isso, quando descobriu que estava grávida, a mulher teria gritado: “Que esta criança seja o diabo!”.
O bebê nasceu normal, mas em pouco tempo se transformou em um monstro com cabeça de cavalo, asas de morcego e garras de dragão. Segundo a lenda, o Demônio de Jersey tem assombrado Pine Barrens desde então.