Ciência
15/07/2011 às 16:41•3 min de leitura
[nzninfographic width=640 height=522]/images/assets/attachments/000/002/995/Info Copos.swf?1311794434[/nzninfographic]
O segredo do sucesso de algumas bebidas é mais simples do que se imagina. Ele pode estar no copo em que o drink é servido, já que o desenho de cada modelo é feito sob medida para receber um tipo de bebida. E acertar na escolha é fundamental para valorizar as características de um coquetel.
Para não errar na escolha do copo, é preciso levar em consideração três características. Em primeiro lugar, usar o tipo indicado; em seguida, limpá-lo corretamente; e, por último, não colocar na mesa modelos quebrados ou com rachaduras.
Existem opções de copos para os mais diversos drinks. O mais comum, que pode ser encontrado na padaria, servindo café com leite, ou em bares populares, com a cerveja gelada, é o americano. Ele é baixo, tem a boca mais larga que a base e espessura média.
Para servir a cerveja, o copo tulipa também é bastante utilizado. Ele é alto, tem abertura média e é afunilado na região próxima à base. Serve entre 350 e 370 mililitros e também pode ser utilizado para o chope.
Mas, no caso desta bebida, a caneca é a que mais faz sucesso. Ela tem boca larga e espessura grossa. O diferencial, no entanto, está nos modelos em alumínio e acrílico, que podem ficar no congelador até a hora de ir para a mesa. Assim, a bebida fica ainda mais gelada.
Para a cerveja há ainda mais uma opção de copo. É o pilsener, que lembra o tulipa, mas é mais alto e tem um design mais sofisticado. Tem como vantagem a base curta, que evita que a bebida esquente rápido, e serve de 350 a 500 mililitros.
Os drinks mais fortes também precisam de atenção na hora de servir. O copo de dose, conhecido também como shot, é utilizado com a cachaça, entre outros destilados que são servidos puros e sem gelo. Nele, também é possível preparar bebidas em camadas. Ele é pequeno e serve de 35 a 60 mililitros. As versões mais alongadas deste copo são ideais para os drinks fortes e gelados, mas sem gelo, ou para a tequila.
No caso do licor, ele deve ser oferecido em um cálice com boca larga, base estreita (em geral) e espessura fina. Os formatos são variados, mas por ser uma bebida doce, a quantidade a ser servida deve ser pequena, para poucos goles. Por esse motivo, esse copo é sempre pequeno, com capacidade para até 60 mililitros.
O conhaque também não é servido em grandes quantidades. Ele deve ser oferecido no copo brandy, conhecido também como baloon, que pode ter haste curta ou não tê-la. Seu bojo é arredondado para que a palma da mão possa esquentar a bebida, que irá desprender o aroma. Se ela for servida com gelo, este modelo torna-se inadequado.
O tipo mais clássico de copo para servir drinks e coquetéis, no entanto, é o old fashioned. Ele tem formato cilíndrico, abertura larga e base espessa e é utilizado para servir whisky puro ou com gelo. Sua capacidade é de 180 a 350 mililitros e ainda é uma ótima opção para coquetéis.
Outro modelo clássico apropriado para o whisky é o on-the-rocks. Ele possui base larga e espessa, é largo e curto.
A marguerita também deve estar em um copo específico para ficar melhor. O modelo ideal para ela possui haste longa e com estilo variável (pode ser lisa, ou em forma de cacto), boca muito larga e espessura fina. Ele serve de 350 a 500 mililitros.
Quando forem oferecidos coquetéis tropicais, a presença do copo hurricane é obrigatória. Ele possui formato em curvas e é sustentado por uma curta haste, que termina em uma base larga. Esse tipo é ideal para fazer decorações e serve até 450 mililitros.
O copo highball é outra opção para oferecer coquetéis e bebidas destiladas com bastante gelo, água, refrigerante ou suco. Quando seu formato é mais fino e comprido, é chamado de Collin. Mas em geral, tem base grossa e abertura média. Serve de 250 a 410 mililitros e pode ser substituído pelo tumbler, que é levemente mais largo.
Os coquetéis gelados, servidos sem gelo ou canudo, podem estar no copo Martini. Ele possui formato triangular e pequeno, já que a bebida oferecida nele, em geral, não pode ser ingerida em grades doses. Esse tipo possui ainda uma haste longa e fina e não combina com decorações elaboradas, por isso, o drink vem acompanhado com, no máximo, uma cereja ou azeitona no fundo.
Já as bebidas quentes devem ir para a mesa em uma coffee mug. Trata-se de uma caneca que possui capacidade para servir até 450 mililitros, tem a boca larga e alça grande.
Drinks sem álcool também têm modelo específico para serem servidos. O copo rocks é ideal para eles e podem se encontrados em restaurantes de redes americanas que têm se espalhado pelo Brasil. Ele é espesso, com base larga e serve de 250 a 350 mililitros. Esse modelo pode vir acompanhado de pedras de gelo e rodelas de limão ou laranja.
As bebidas finas não ficam de foram da seleção dos copos. O champanhe e os espumantes, por exemplo, têm um modelo exclusivo para serem servidos. A flute é a evolução das antigas taças, pois conserva melhor a efervescência da dose, já que sua abertura é estreita. Ela é alta, fina e tem um design que lembra o de uma flauta.
No caso dos vinhos, escolher a taça ideal torna-se um pouco mais complicado. Isso porque para cada variação da bebida existe um modelo específico. Mas para simplificar, a orientação geral é que ela seja de cristal fino, transparente, incolor e liso, com haste longa e abertura estreita.
Agora você não tem mais desculpa para errar no copo nos jantares com os amigos.