Artes/cultura
22/11/2011 às 16:50•5 min de leitura
Por algum motivo, quando o assunto é manicure e pedicure, o pensamento de que somente é possível ter unhas bonitas quando retiramos completamente as cutículas se enraizou entre as brasileiras. Ainda hoje é difícil encontrar mulheres que não optem por eliminar por completo as pelezinhas que acompanham as unhas – as cutículas que crescem sem parar são o terror na vida de muitas dessas mulheres.
No entanto, esse costume não faz parte da rotina de muitas mulheres no restante do mundo: americanas e europeias, por exemplo, mantêm suas cutículas intactas e têm unhas lindas do mesmo jeito. Então, se é possível viver com as cutículas, por que insistimos em nos livrar das pelezinhas? Você já parou para se perguntar quais são as vantagens e desvantagens dessa prática?
A função das cutículas
As cutículas não existem por acaso. Você até pode pensar que elas não têm nenhuma função essencial e que poderiam muito bem deixar de crescer e incomodar todas as vezes que vamos fazer as unhas. Porém, as cutículas funcionam como protetoras naturais. Quando retiramos essa pele, damos espaço para a entrada de micro-organismos, como fungos, vírus e bactérias. Sem as cutículas, ficamos suscetíveis a uma série de micoses e infecções que podem se instalar nas unhas.
Saúde em primeiro lugar
Pelo risco de contaminação, outro fator que deve ser levado em consideração na hora de retirar as cutículas é a esterilização dos materiais utilizados. Se você frequenta regularmente os salões de beleza para cuidar das unhas, deve estar atenta aos cuidados que o salão e as manicures precisam ter com seus instrumentos de trabalho. Sempre que possível, a melhor opção é levar seus próprios utensílios de casa, para que sejam usados exclusivamente na sua manicure. Caso contrário, certifique-se de que o estabelecimento possui uma autoclave e que todos os instrumentos foram devidamente esterilizados.
Uma maneira de conferir esse processo é ficar atenta à manicure. Antes de começar os cuidados com as suas unhas, ela deve abrir as embalagens lacradas, que contêm alicate e espátulas, na sua frente. Os outros utensílios – lixas, palitos e luvas – também vêm embalados individualmente e, depois de usados, devem ser imediatamente descartados.
Se você é adepta da manicure em casa, também fique atenta com seus objetos de uso pessoal. Evite emprestar alicates, palitos e lixas. Por mais inofensivos que esses instrumentos possam parecer, eles também são meios de contaminação. Seguindo essas recomendações, você já garante boa parte da saúde das suas cutículas e unhas.
Os perigos do alicate
Manusear um alicate de cutículas não é lá uma tarefa das mais simples, certo? Sempre existe algum tipo de risco envolvido na hora que resolvemos tirar as cutículas. Se até mesmo as manicures, que são pessoas altamente treinadas, acabam retirando mais pele do que o necessário algumas vezes, imagine o estrago que nós mesmas não podemos fazer com as pobrezinhas.
A famosa expressão “tirar um bife” é um dos piores riscos que corremos ao fazer as unhas. Os cortes, que podem ser superficiais ou mesmo profundos, costumam envolver sangramento. Agora, basta você se lembrar daquele alicate que pode não ter sido esterilizado corretamente e está em contato com o seu sangue para saber que isso não vai dar certo...
Em casos mais sérios, os cortes podem demorar a cicatrizar, deixando por vários dias uma porta aberta para a entrada de micro-organismos. Sem contar que os cortes são doloridos, desagradáveis e não há manicure que fique perfeita quando acompanhada de um machucado.
Além dos cortes, o mau uso do alicate pode danificar a superfície das unhas, deixando arranhões, ondulações, imperfeições e manchas. Todo cuidado é pouco quando for necessário manusear um alicate de cutículas!
O segredo das cutículas saudáveis
Quando se fala em deixar de tirar as cutículas, muitas mulheres entram em pânico. E o argumento é quase sempre o mesmo: que elas vão crescer demasiadamente, levantar diversas pontinhas, além de ficar feias e irregulares. Mas saiba que não é bem assim.
Ao decidir manter suas cutículas e cuidar delas em vez de retirá-las, você deve ter em mente que vai precisar ter alguns cuidados para que elas cresçam saudáveis e bonitas. A palavra-chave das cutículas impecáveis é hidratação, muita hidratação.
E hidratar as cutículas ficou ainda mais fácil nos últimos anos. Depois do crescimento da indústria de cosméticos e, principalmente, dos itens para o cuidado das unhas, de uns anos para cá o número de produtos específicos para as cutículas aumentou consideravelmente nas prateleiras. Em uma visita rápida a uma loja de cosméticos você pode conferir a grande variedade de cremes, amolecedores e hidratantes formulados especialmente para o cuidado dessa pequena área do corpo.
Assim que você deixar de extrair as cutículas, comece a hidratá-las várias vezes ao dia. Uma vez por semana, ou sempre que achar necessário, também é possível fazer uma leve esfoliação com óleo de amêndoas e açúcar somente nas pontas dos dedos – isso ajuda a soltar as pelezinhas que acompanham a cutícula, além de deixá-las mais macias e hidratadas.
Vale lembrar que os resultados não aparecerão imediatamente. É preciso ter um pouco de paciência e, acima de tudo, muita força de vontade para ver as mudanças acontecerem. Nas primeiras semanas, suas cutículas terão um aspecto estranho e desigual, que pode não ser exatamente bonito. Nesse período, resista fortemente ao alicate! A primeira reação de quem está acostumado a retirar as cutículas vai ser a vontade de “corrigir” o crescimento, tirando um pouquinho aqui, outro pedacinho ali... No final, pode ser que você acabe retirando toda a cutícula novamente.
Ao deixar de tirar as cutículas, ao contrário do que muitos pensam, você está contribuindo para que elas diminuam, já que a retirada é o maior estímulo para o crescimento. Com o tempo seu o organismo vai entender que não é mais necessário investir no crescimento das cutículas e então elas não incomodarão mais. Caso haja algum deslize com os cuidados ou com a hidratação, o surgimento de uma pelezinha ou outra são suficientes para indicar que é preciso redobrar a atenção.
Siga com a sua rotina normal de manicure e cuidados com as mãos sem se esquecer de hidratar bem as cutículas regularmente, até mesmo quando as unhas estiverem esmaltadas. E lembre-se de que o hábito de não remover as cutículas também é válido para os pés.
Um novo jeito de fazer as unhas
Uma das maiores vantagens quando deixamos de tirar as cutículas é a economia de tempo na hora de fazer as unhas. Basta você pensar em todo o tempo que geralmente leva apenas com as cutículas e pensar que, a partir de agora, você pode pular essa etapa e conquistar unhas perfeitas em poucos minutos.
Se você faz as unhas no salão de beleza, converse com sua manicure e comunique seu novo hábito. Aproveite para explicar a ela como você deseja que seja o cuidado com suas cutículas a partir de então. Já se você é adepta da manicure em casa, confira algumas dicas que deixarão o processo mais simples e prático:
Os melhores amigos da cutícula saudável
Com a grande variedade de produtos que ajudam e contribuem para o bem-estar das cutículas, não tem por que deixá-las de lado. São diversas opções de produtos que vão ajudar a cuidar das suas cutículas, fazendo com que elas fiquem ainda mais bonitas e saudáveis. Confira:
Luvas Hidratantes para Manicure
Fonte: Divulgação
As luvas hidratantes, na verdade, são kits de manicure que vêm geralmente acompanhados de lixa, espátula, palito etc. Com propriedades hidratantes, as luvas tratam as mãos e amolecem as cutículas para facilitar o processo. Além disso, são práticas e higiênicas, pois todos os itens são descartáveis.
Mira Cuticle – Complexo Redutor de Cutículas, da Avon
Fonte: Divulgação
A fórmula do produto contém vitaminas, minerais e nutrientes, como Pantenol, Queratina, Vitamina E e Aloe Vera, que ajudam a hidratar e manter as cutículas saudáveis. No entanto, o grande diferencial do produto é o efeito redutor – devido à presença de ácido lático, o uso contínuo promete diminuir gradualmente as cutículas.
Amolecedor de Cutículas, da Risqué
Fonte: Divulgação
Com um cheirinho agradável, a fórmula é enriquecida com óleo de orquídea. Simples de aplicar, o produto de textura cremosa hidrata e amolece a cutícula em poucos minutos.
Instant Cuticle Remover, da Sally Hansen
Fonte: Divulgação
O Instant Cuticle Remover faz o que o nome promete: remove as cutículas em poucos segundos, dispensando o alicate. Costuma ser bem mais caro do que os outros produtos, mas o investimento vale a pena, pois os resultados são muito satisfatórios.
Cera Nutritiva Unhas e Cutículas, da Granado
Fonte: Divulgação
A combinação de cera vegetal de cereais com leite de aveia e silicones faz com que o produto tenha alto poder de hidratação e regeneração das cutículas e unhas, além de um perfume delicado e muito agradável. Para otimizar os resultados, pode ser aplicado várias vezes ao dia.
Pomada Bepantol, da Bayer
Fonte: Divulgação
A pomada de efeito cicatrizante hidrata e regenera as cutículas em poucas aplicações. Pode ser usada várias vezes durante a semana para manter a saúde das cutículas, além de ser a melhor opção para casos de emergência, quando as cutículas estiverem muito ressecadas.
Removedor Instantâneo de Esmaltes, da Risqué
Fonte: Divulgação
Outro integrante da linha de produtos enriquecida com óleo de orquídea, o removedor não contém acetona, por isso, não resseca a pele. Ele ainda conta com ômega 6 na sua fórmula, que ajuda a hidratar as unhas e mantê-las mais bonitas por mais tempo.