Ciência
01/06/2011 às 13:18•1 min de leitura
Dormir pouco pode render 13 quilos a mais no seu peso no fim do ano. A má notícia foi comprovada por um estudo que revelou que quem dorme menos ingere mais calorias durante o dia.
A necessidade de comer em excesso vem de uma reação natural do organismo, que precisa de mais energia para fazer as atividades da rotina, já que o corpo não recuperou as forças completamente.
O efeito de uma noite mal dormida varia entre mulheres e homens. Para elas, o consumo aumenta em 329 calorias todos os dias. Já eles ingerem uma quantidade menor de calorias extras: 263. O cansaço também influencia no tipo de comida que as pessoas buscam.
Quem dorme pouco vai ingerir alimentos ricos em proteínas, mas, no caso das mulheres, há um agravante: elas também buscam refeições ricas em gordura. Em média, as participantes do estudo ingeriram 31 gramas a mais do composto após dormir por apenas quatro horas.
Se o número de calorias ingeridas a mais devido ao cansaço não parecem um grande prejuízo, em longo prazo a consequência impressiona. Em um ano você estará pesando pelo menos 13 quilos a mais!
Dormir emagrece
Ter numa boa noite de sono não significa apenas ingerir o número correto de calorias, mas também auxilia na perda de peso. Segundo pesquisa realizada por uma empresa americana de consórcios na área da saúde, dormir entre sete e oito horas por noite ajuda na perda de peso, pois o relaxamento diminui o nível de estresse, que prejudica o emagrecimento.
Aproximadamente 500 pessoas participaram do estudo. Aqueles que seguiram uma dieta de 500 calorias diárias, prática de exercícios físicos de três horas por semana e noites de sono de pelo menos seis horas, emagreceram até 4,5 quilos em seis meses.
Mas os autores do estudo alertam que dormir mais que oito horas por noite pode ter o efeito contrário. Nesse caso, o corpo fica inativo por muito tempo. Assim, ao acordar, a fome é maior.
Pequenos truques podem deixar o emagrecimento muito mais fácil. Faça as pazes com o travesseiro e veja o ponteiro da balança diminuir mais rápido.