Estilo de vida
06/06/2011 às 15:19•2 min de leitura
A cada dia, a indústria de cosméticos desenvolve novos produtos para dar uma ajudinha na luta contra a balança. Os cremes são os aliados preferidos daquelas que querem eliminar as gorduras localizadas e potencializar os resultados da ginástica e da alimentação balanceada.
Um novo composto orgânico chegou ao mercado para combater os pneuzinhos. É a xantina, formada por substâncias como a cafeína e a aminofilina, que desencadeia uma poderosa reação emagrecedora no corpo.
Os resultados do composto já foram comprovados. Um estudo da Universidade da Louisiana (Estados Unidos) revelou que o uso de cremes com a substância faz as células queimarem duas vezes mais gordura. Os participantes da pesquisa que testaram o produto perderam até 11 centímetros de cintura em 12 semanas.
Os bons resultados se devem à capacidade do composto de provocar a lipólise, uma reação orgânica que quebra a gordura armazenada nas células do corpo.
Cremes prontos ou manipulados que possuam cafeína ou aminofilia são a melhor forma de desfrutar dos benefícios da xantina. Eles devem ser aplicados duas vezes ao dia na região da barriga e da cintura, assim como em outras áreas que tenham gordura acumulada, como coxas, quadril e glúteos.
Para potencializar o efeito do composto, é importante tomar chá verde. Há ainda outro truque que pode melhorar os resultados do tratamento. Antes da aplicação, por exemplo, é importante esfoliar a pele para que o creme penetre melhor. E nem é preciso gastar mais com isso. Uma boa opção de esfoliante caseiro é a mistura de sabonete líquido de erva-doce com açúcar.
Além de eliminar os centímetros indesejados, a novidade também ajuda a melhorar o aspecto da pele, reduzindo a aparência de casca de laranja, causada pelo acúmulo de gordura.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está controlando o uso dos produtos com xantina para garantir a segurança da população. Por isso, os cremes podem ter em sua composição até 8% de cafeína e 4% das demais substâncias que formam o composto.
É possível encontrar os produtos em farmácias de manipulação. O tratamento não é caro: uma embalagem de 120g de creme a 0,5%, ideal para um mês de aplicação, custa em média 50 reais.
Perder as medidas que estão sobrando na cintura é importante não apenas por uma questão estética, mas também para melhorar a qualidade de vida de quem está acima do peso. Segundo nutricionistas, a medida da circunferência da cintura, associada ao Índice de Massa Corporal (IMC), é um dos fatores analisados para identificar riscos de doenças cardiovasculares e diabetes.
Para as mulheres saudáveis, a circunferência da cintura deve ser menor que 80 centímetros. Por isso, não basta manter os olhos apenas na balança. O combate à gordura deve incluir a fita métrica - e a xantina é uma aliada importante nesse processo.