Conheça o "bule assassino", que ajudava a matar sem deixar pistas

02/01/2025 às 09:002 min de leituraAtualizado em 02/01/2025 às 09:00

Há várias maneiras para se matar alguém. E uma delas é usando um chá envenenado. Isso mesmo: trata-se uma estratégia que precisa ser bem disfarçada e que pode ter sido a causa de muitos assassinatos misteriosos.

Em certas épocas da história, esse tipo de morte se tornou tão comum que esses aparelhos de chá ganharam até um apelido, "assassin's teapots". Acontece que, na maior parte das vezes, várias pessoas bebiam o mesmo chá e só uma delas morria. Então o que será que acontecia?

O "assassinato por chá"

Os
Os "bules assassinos" dividem os líquidos em duas câmaras. (Fonte: Etsy / Reprodução)

Na verdade, esse tipo de morte disfarçada requer o uso de um tipo de bule especial – mas que, no fim das contas, opera por um funcionamento bem simples. Esses "bules assassinos" possuem por dentro câmaras separadas para armazenar o chá e o veneno, além de furos externos. Quando se tapa um furo, ele derrama chá. Quando tapa o outro, é o veneno que sai.

Estes bules de chá, portanto, não possuem uma tecnologia muito avançada, mas ainda assim é bem engenhosa. Eles funcionam a partir de dois princípios fundamentais: pressão atmosférica e tensão superficial. A pressão atmosférica é a força que o ar exerce sobre algo. Assim, ao tampar uma extremidade de um recipiente com um canudo, acaba-se criando uma vedação que impede que ar novo entre. Como essa pressão do ar fora do recipiente é maior do que a pressão interna, o líquido (que pode ser chá ou veneno) permanece dentro do bule. 

Para completar, a gravidade puxa o fluido para baixo para ajudar a mantê-lo parado em seu lugar. Atua também nesse conjunto a tensão superficial, que pode ser observada quando uma folha flutua em uma poça. Isso acontece porque as moléculas de água na superfície aderem fortemente às moléculas de água vizinhas e formam uma camada. 

Quem inventou esses bules?

Um tradicional bule que era usado para matar inimigos. (Fonte: AliExpress / Reprodução)
Um tradicional bule que era usado para matar inimigos. (Fonte: AliExpress / Reprodução)

Não é muito simples descobrir quem inventou primeiro esse bule assassino – afinal, ele era uma ferramenta secreta utilizada para matar pessoas. No entanto, recipientes semelhantes a esse têm sido usado desde sempre pelos mágicos que queriam impressionar as suas plateias. Trata-se, portanto, de um truque que é bem conhecido entre algumas pessoas. Inclusive há sites que ensinam como fazer esse tipo de recipiente.

Por outro lado, há quem diga que esse artefato foi inventado na China, durante a Dinastia Ming, e era utilizado justamente para misturar venenos e bebidas. Mas há casos famosos que estão ligados a essa "arma".

Há uma espécie de boato com um desses bules que envolve a morte do presidente americano James A. Garfield em 1881. A história é a seguinte: Charles Guiteau, o homem que atirou em Garfield, teria ficado zangado por não ter recebido um emprego no governo após a eleição e então decidiu resolver a sua questão por conta própria.

Ele então seguiu o presidente até Washington, e atirou duas vezes nas suas costas. Garfield morreu duas semanas depois e Guiteau foi preso e levado a julgamento por assassinato. No tribunal, os promotores teriam provado que Guiteau havia comprado um pequeno bule de chá pouco antes do tiroteio, o que comprovaria sua intenção de assassinato.

Hoje uma peça dessas se tornou uma relíquia que é buscada por colecionadores em sites de leilão de antiguidades. Não se pode dizer que esses bules não eram bonitos!

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: