Artes/cultura
19/03/2013 às 15:14•1 min de leitura
Crédito: Thinkstock
Se você leu este artigo, já sabe que a maçã é amiga do coração, afastando o risco de doenças cardiovasculares. Mas uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, faz um alerta importante sobre como se deve comer a fruta para aproveitar ao máximo todos os seus benefícios.
De acordo com os especialistas, que realizaram o estudo em junho de 2012, a casca da maçã também deve ser ingerida, pois ela ajuda no combate ao acúmulo de gordura. Isso é possível graças a uma substância chamada de ácido ursólico que está presente nela e que aumenta a quantidade de músculos e de gordura marrom, ambos tecidos que possuem a capacidade de queimar calorias.
A descoberta foi possível após submeter dois grupos de ratos a hábitos parecidos, exceto pelo consumo da casca da maçã. Aqueles que ingeriram essa parte da fruta tiveram um aumento de músculos e, consequentemente, da força e da resistência. Nesse grupo houve ainda um crescimento da gordura marrom que, assim como o tecido muscular, favorece o gasto calórico.
Por hora, é preciso analisar ainda se os benefícios se estendem aos seres humanos. Mesmo assim, parece que vale a pena comer a casca da maçã, mas desde que ela esteja bem higienizada, para evitar contaminações.