Ciência
25/03/2018 às 11:00•1 min de leitura
A ideia veio de uma organização sem fins lucrativos chamada Urban Rivers (Rios Urbanos, em tradução literal) e está em fase de arrecadação de verba por meio de crowdfunding.
Enquanto a ONG aguarda os resultados da campanha para ampliar o projeto, há um protótipo em fase de experimentação no Rio Chicago, um dos principais canais estadunidenses localizados no perímetro urbano.
Assim que o plano sair do papel com o financiamento coletivo, será possível que qualquer pessoa na internet controle o robô encarregado de colher o lixo no rio, utilizando para isso apenas os comandos do computador.
A Urban Rivers já batizou a brincadeira séria como "Trashbot Game", algo em português como "jogo do robô do lixo".
Ao unir diversão e consciência ecológica em uma única iniciativa, Nick Wesley, um dos cofundadores da Urban Rivers, espera que o jogo alcance o ostracismo o quanto antes:
Nós realmente esperamos que um dia, este jogo seja algo chato de se jogar, por não haver mais lixo para ser retirado.
Além da interatividade que chama atenção, o robô é visto pela ONG como uma alternativa inteligente ao método de limpeza tradicional utilizando caiaques.
Segundo os organizadores do projeto, a limpeza sazonal utilizando caiaques permite que o lixo volte a aparecer quando a equipe de limpeza não está operando, enquanto o robô poderia estar preparado para operar continuamente.
Espera-se que até abril algumas máquinas já estejam atuando na limpeza dos rios.
Limpeza de rios poderá ser feita por meio de um jogo de vídeo game via TecMundo