Artes/cultura
16/06/2020 às 06:00•2 min de leitura
Sabe quando a pessoa tem "cara de brava"? Os black rain frogs (sapos pretos da chuva, em tradução para o português) têm essa fama porque parecem estar sempre tristes ou com a aparência de "abacate zangado". A espécie é encontrada somente na África do Sul, nas encostas do sul de Cabo Fold Belt.
Estes sapos são uma espécie escavadora, o que significa que eles não precisam estar na presença de águas abertas. Quando eles se sentem ameaçados, os corpos ficam inchados para adotar uma postura mais agressiva, do tipo "não perturbe".
Mas eles não são sempre antissociais: na época de acasalamento, a fêmea secreta uma substância que literalmente não deixa o seu parceiro ir embora.
Confira algumas das melhores fotos que o site Bored Panda reuniu dos sapos pretos da chuva:
Fonte: amgry.frog (Reprodução / Instagram)
Quer ver mais uma curiosidade da natureza? O desert rain frog (Sapo da chuva do deserto, em tradução para o português) é uma espécie originária de uma faixa costeira de terra entre a Namíbia e a África do Sul.
Este sapo emite sons que se assemelham a guinchos de brinquedos. Confira o vídeo que a BBC fez dessa fofura:
A pequena faixa costeira habitada por esses sapos é bastante propícia para eles, que vivem na areia úmida. Por meio de vasos sanguíneos e capilares na barriga, esses sapos conseguem absorver água diretamente da areia.
Mas, apesar do guincho fofo, os desert rain frogs são conhecidos pelo seu rugido feroz quando se trata de defender o seu território.
Qual das duas espécies você acha mais interessante?