Esportes
10/09/2020 às 08:03•1 min de leitura
Se você faz parte do grupo dos terraplanistas, nos desculpe: aqui no MegaCurioso a gente costuma acreditar na ciência e fica, no mínimo, surpreso em saber que há pessoas que ainda acreditam em algo diferente daquilo que Copérnico e Galileu provaram há tantos séculos atrás.
Por isso, a gente não teve como não dar uma risadinha daquele tipo "rindo, mas com respeito" com essa história curiosa publicada essa semana pelo jornal argentino Clarín: um casal de terraplanistas italianos se perdeu, durante uma expedição para encontrar a "borda da terra plana".
As voltas que a terra plana dá... (Fonte: LiveScience/Reprodução)
Claro que o fato do casal ter se perdido, por si só, não tem nada de engraçado — pelo contrário, afinal poderia ter acontecido algo com eles. O casal já foi resgatado e está bem. Aí é que começam as ironias.
Primeiro de tudo, eles se perderam ainda no Mar Mediterrâneo, de onde eles saíram pouquíssimo tempo antes: o casal zarpou do porto de Lampedusa, uma ilha no sul da Itália. Ou seja, se nem no fim do mar eles chegaram, quem dirá no fim da terra plana.
Mas a história fica ainda mais interessante: eles foram resgatados por um funcionário do Ministério da Saúde da Itália, que os ajudou a usar uma bússola pra voltar ao porto. Uma bússola que só funciona por causa do magnetismo da Terra... que só existe porque ela gira em torno do sol... e não é plana. Enfim, a hipoc... digo, a ironia.