Ciência
23/11/2024 às 11:00•2 min de leituraAtualizado em 23/11/2024 às 11:00
Se você é um passageiro frequente, ou apenas um atento detalhista, já deve ter notado que, em todas as portas principais dos aviões, há uma fita vermelha brilhante atravessando diagonalmente aquela janelinha de cima da porta. Se ficou observando, deverá ter notado também que, quando o avião pousa, a fita é retirada e a janela, desobstruída.
Na próxima vez que embarcar em uma aeronave, preste atenção no comando: "Tripulação de cabine, portas no automático e verificação cruzada". Nesse momento, a equipe de bordo puxa uma alavanca de metal em cada porta e prende uma pequena fita vermelha na janelinha de saída. Depois de fazer o procedimento, o comissário (ou comissária) confere se a porta do outro lado foi corretamente armada.
Mas a grande questão que fica para quem observou esse ritual é a seguinte: qual o motivo desse procedimento? E, principalmente, o que aquela fita fininha vai resolver em caso de acidente?
Muita gente já deve ter se perguntado qual a função da fita vermelha, pensando se tratar de algum tipo de alça de segurança ou até mesmo um dispositivo para garantir a estabilidade da janela. Mas, na verdade, não é nada disso. A misteriosa fita vermelha é apenas um sinal para quem está do lado de fora.
É que essa faixa tosca de equipamento pode salvar vidas, mas não dos passageiros, e sim dos bombeiros ou serviços de emergência que por acaso tentarem entra na aeronave pelo lado de fora. Se a fita vermelha estiver na janela, é um aviso de que aquela porta está armada, ou seja, abri-la pode colocá-los em perigo.
Isso porque, bem debaixo da porta, fica uma caixa grande com o escape slide, ou "escorregadeiras" como falamos no Brasil. São aqueles dispositivos infláveis de evacuação em caso de emergência. Porta armada significa que eles estão pronto para inflar automaticamente para as pessoas escaparem. Mas, como inflam muito rápido e violentamente, podem ferir seriamente um socorrista.
As regras da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) são claras: todas as aeronaves comerciais devem ter equipamentos que garantam que possam ser evacuadas em menos de 90 segundos, mesmo no escuro e com metade das saídas bloqueadas.
Por isso as escorregadeiras devem estar bem ajustadas: para inflar completamente em até seis segundos, seja qual for a temperatura (de -54° a 71 °C) e sob ventos de até 46,3 quilômetros por hora.
Felizmente, na maioria dos voos, nem percebemos quando a tripulação remove as tais fitas vermelhas.