Estilo de vida
29/08/2022 às 09:15•2 min de leitura
Na luta para desenvolver produtos mais benéficos para o meio ambiente, a fornecedora de embalagens Innovapack trouxe uma inovação para o Brasil: a primeira colher de papel cartão reciclável e biodegradável. O utensílio não só é feito para possuir contato direto com qualquer tipo de alimento, mas também é bastante resistente e mostrou-se eficiente em vários níveis de temperatura.
Além disso, a Colher Biohz, como foi chamada, possui propriedades anti-umidade e anti-gordura. A expectativa é que a produção desse utensílio seja escalada para 35 milhões de unidades no estado de São Paulo em seu primeiro ano de vendas, gerando um grande impacto nesse segmento e trazendo uma opção mais sustentável para os consumidores.
(Fonte: Innovapack/Divulgação)
Em declaração oficial, o diretor comercial da Innovapack, Cláudio Gonçalves, falou um pouco mais sobre o motivo da empresa ter escolhido justamente a colher para iniciar uma linha de talheres biodegradáveis. "Queríamos começar com um produto massivo e reinventá-lo de uma forma mais sustentável. Foram vários os designs que foram testados até chegar ao ideal", explicou.
De acordo com Gonçalves, a Colher Biohz foi feita com um design inovador e totalmente diferente de qualquer outra colher de papel cartão no mundo — principalmente por conta de seu cabo ergonômico e mais resistente. O diretor comercial ainda alega que esse produto é uma alternativa conveniente e sustentável às colheres de plástico vendidas em alta quantidade por aí.
Segundo os dados levantados pela Innovapack, um talher descartável é usado por cerca de 20 minutos, em média, e podem demorar até 400 anos para se degradarem caso sejam feitos de plástico. Logo, existia uma necessidade urgente no mercado de trazer um produto que pudesse ser mais amigável à natureza do nosso planeta e que levasse menos de um ano e meio para se decompor.
(Fonte: Pixabay)
Conforme descrito no relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a redução drástica do plástico desnecessário e evitável é crucial para que nós enfrentemos a crise global de poluição. O relatório destaca que o plástico representa 85% dos resíduos que chegam aos oceanos e adverte que até 2040, os volumes de plástico que fluem para o mar quase triplicarão, com uma quantidade anual entre 23 e 37 milhões de toneladas.
Em nota, o diretor geral da Innovapack, Marcelo Gaspar, destacou o perigo que o uso de plásticos descartáveis representam para o nosso planeta em tempos modernos. "Os plásticos descartáveis de um só uso representam um problema sério a ser resolvido mundialmente. Precisamos realizar a substituição destes itens e a colher em papel cartão é a primeira de vários produtos que serão agregados a linha Biohz", disse.
O objetivo da empresa era focar no desenvolvimento e fabricação de produtos que fossem inovadores, mas ao mesmo tempo também fossem funcionais, disruptivos, recicláveis e ecologicamente corretos — tudo isso sem abandonar um preço competitivo. Embora seja uma novidade no Brasil, esse produto já havia sido lançado na Argentina no ano passado.