Estrada submersa de 7 mil anos é descoberta na Croácia

11/05/2023 às 12:002 min de leitura

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Zadar, na Croácia, levou a uma nova descoberta no mar Adriático. Tudo teria começado em 2021, quando, ao analisar imagens de satélite das águas da costa do país, arqueólogos identificaram um padrão incomum na região.

Um olhar mais genérico apontava que teria havido algum tipo de atividade humana naquela área rasa, que partia da costa lesta da Ilha Korcula (pertencente à Croácia). Para fazer uma análise minuciosa e descobrir do que realmente se tratava, pesquisadores mergulharam nas águas.

Assim, eles encontraram vestígios de um antigo assentamento que estava localizado cerca de 5 metros abaixo do nível do mar. Construído em uma pequena faixa de terra, o local formava uma ilha artificial. A partir disso, foram descobertos outros itens usados pelos antigos moradores da região, como objetos de cerâmica.

Pesquisadores realizam descobertas em antigo assentamento localizado no litoral da Croácia. (Fonte: Universidade de Zadar/Reprodução)Pesquisadores realizam descobertas em antigo assentamento localizado no litoral da Croácia. (Fonte: Universidade de Zadar/Reprodução)

Encontrando uma antiga estrada sob as águas

Ao que tudo indica, esse local, que deu nome ao assentamento neolítico de Soline, datado de 4900 a.C., teria sido obra do povo Hvar. Conhecida por ter confeccionado objetos de cerâmica e ter desenvolvido a agricultura, essa sociedade bastante complexa habitou o leste do mar Adriático.

Desta vez, conforme divulgado em um novo comunicado da Universidade de Zadar, uma antiga estrada que seria usada para ligar Korcula à Soline também foi encontrada. Medindo cerca de 4 metros de largura, essa estrutura feita de pedras empilhadas estava escondida sob depósitos de lama.

(Fonte: Universidade de Zadar/Reprodução)(Fonte: Universidade de Zadar/Reprodução)

Pesquisadores acreditam que a estrada descoberta teria sido usada há quase 7 mil anos, no período neolítico. Quando todos esses achados são considerados conjuntamente, eles ganham uma dimensão ainda maior, uma vez que assentos insulares são mais raros.

E para quem se pergunta como a estrada e outros antigos itens já encontrados se preservaram por tanto tempo sob as águas, já havia uma explicação para isso sendo apontada quando as primeiras descobertas ocorreram.

Conforme destacou Mate Parica, professor da Universidade de Zadar, em entrevista à Reuters realizada em 2021, a existência de outras ilhas por ali foi fundamental para evitar que ondas mais fortes ingressassem na região e degradassem os materiais submersos.

Novo assentamento está sendo explorado na mesma área

E não para por aí: próximo do local em que foi localizada a antiga estrada, do outro lado da ilha de Soline, pesquisadores estão explorando a Baía de Gradina.

Neste outro espaço, que apresenta características que lembram o sítio arqueológico de Soline, foram descobertos outros artefatos, como machados de pedra e lâminas de sílex – também relacionados à civilização Hvar. Ou seja, a expectativa é que essa região bastante especial ainda proporcione novos achados futuramente.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: