Estilo de vida
23/06/2023 às 10:00•2 min de leitura
Já imaginou como seria para nós, seres humanos, termos uma habilidade semelhante à super velocidade de personagens fictícios como o Flash? Embora isso seja algo que nós podemos apenas sonhar, tal conquista não é tão anormal assim para outras espécies que dividem o planeta com a gente.
Nesse sentido, não estamos falando sobre as estrondosas velocidades de caça atingidas por animais como guepardos e falcões, mas níveis ainda mais absurdos. Ficou curioso para saber mais sobre o que estamos falando? Veja só cinco coisas incríveis que outras espécies conseguem fazer em velocidades completamente bizarras!
(Fonte: GettyImages)
Ao longo dos anos, os camarões-de-estalo evoluíram garras com molas que podem se partir tão rápido debaixo d'água que disparam uma bolha de ar. Quando elas estouram, as bolhas produzem uma luz brilhante e um som potente capaz de atordoar qualquer uma de suas presas.
O mais incrível disso tudo é que esse processo acontece tão rápido que a bolha não pode ser vista a olho nu, apesar do seu som ser ouvido. Quanto mais jovem um camarão é, mais rápido ele consegue ser. Para registrar tal ação, cientistas precisaram utilizar câmeras que capturam vídeos em 300 quadros por segundo (fps).
(Fonte: GettyImages)
Embora os caramujos sejam mundialmente conhecidos por serem extremamente lentos, isso não é uma verdade universal. O caracol cone, por exemplo, que habita o fundo dos oceanos, possui uma habilidade surpreendente e super veloz. Essas criaturas atingem suas presas com arpões que viajam tão rápido que são um dos ataques mais velozes do reino animal.
Esses arpões venenosos viajam a velocidades tão extremas que alguns cientistas os comparam com balas disparadas de um revólver. Portanto, é basicamente impossível para peixes lentos escaparem de um tiro que viaja a 400 m/s².
(Fonte: GettyImages)
Com sua aparência quase alienígena, o peixe-rã costuma ser encontrado à espreita no fundo do mar na Austrália e na Nova Zelândia. Ele se camufla entre corais e rochas para emboscar quase qualquer coisa que tiver o azar de cruzar seu caminho. Isso inclui polvos, caranguejos, camarões e mariscos.
Surpreendentemente, o peixe-rã tem a mordida mais rápida de qualquer ser vertebrado, mesmo mordendo em água — que é 800 vezes mais densa que o ar. Suas bocas se expandem em velocidades comparáveis a balas de um fuzil, deixando poucas chances para que a presa consiga escapar.
(Fonte: GettyImages)
O ácaro-da-califónia é um minúsculo aracnídeo que pode se mover a velocidades completamente inacreditáveis. Para se ter ideia, essas criaturas podem chegar a 0,9 km/h, o que é muito impressionante quanto notamos que eles possuem menos de 1 centímetro de comprimento corporal.
Comparativamente, é quase como se um humano conseguisse correr a 2,3 mil km/h. Nessas medidas justas, eles ultrapassam qualquer outro animal terrestre. Inclusive, pesquisadores acreditam que estudar a biomecânica dessa espécie pode nos ajudar a atingir velocidades maiores no futuro.
(Fonte: GettyImages)
Comumente encontradas em florestas, pântanos e praias durante o verão, as moscas-de-cavalo possuem mordidas extremamente dolorosas — principalmente as fêmeas em busca de se reproduzir. No entanto, quem se destaca por ser uma das criaturas mais rápidas do planeta são os machos.
Estudos mostram que machos em busca de uma companheira podem voar a 144 km/h, o que é rápido demais para os padrões de qualquer animal. Porém, traduzindo para o comprimento do corpo por segundo, seria o equivalente a um humano viajar a 6,5 mil km/h. Que loucura, não é mesmo?