6 monumentos arquitetônicos que quase não saíram do papel

31/10/2024 às 12:002 min de leituraAtualizado em 31/10/2024 às 12:00

Você já parou para admirar uma construção monumental e se perguntou como aquela obra incrível foi feita? A verdade é que muitos dos monumentos arquitetônicos que conhecemos e amamos hoje tiveram um começo conturbado.

Entre desafios financeiros e outros percalços, essas estruturas quase ficaram apenas na imaginação de seus criadores. Conheça as histórias de seis construções que quase não se tornaram realidade.

1. Torre Eiffel (Paris, França)

Torre Eiffel. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Torre Eiffel. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

O que hoje é um símbolo de Paris e um dos monumentos mais visitados do mundo quase não se concretizou. Inicialmente projetada por Gustave Eiffel para a Feira Mundial, a torre enfrentou intensa oposição de artistas e intelectuais da França, que a consideravam uma adição "monstruosa" à cidade.

Além disso, problemas financeiros ameaçaram o projeto, já que Eiffel lutava para garantir financiamento. Mas, apesar de todas as críticas e desafios, a construção foi concluída e a torre foi finalmente inaugurada em 1889.

2. Casa Branca (Washington, D.C.)

Casa Branca. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Casa Branca. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

O símbolo da democracia americana também teve seu quinhão de dramas. Projetada por James Hoban no final do século 18, sua construção foi marcada por dificuldades financeiras e escassez de mão de obra.

Durante a Guerra de 1812, o edifício foi incendiado, sendo quase totalmente destruído. No entanto, Hoban não se deixou abalar e supervisionou sua reconstrução. Anos depois, a Casa Branca foi reinaugurada, representando a resiliência do espírito americano.

3. Basílica de São Pedro (Cidade do Vaticano)

Basílica de São Pedro. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Basílica de São Pedro. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Uma das maiores igrejas do mundo tem uma verdadeira história de amor e conflito. Encomendada pelo Papa Júlio II, em 1506, sua construção enfrentou enormes custos e divergências entre arquitetos.

O financiamento gerou polêmicas, como a venda de indulgências, que levou a críticas e à Reforma de Martinho Lutero. Apesar de todos os obstáculos, a basílica foi concluída em 1626 e hoje é um marco da arquitetura renascentista.

4. Partenon (Atenas, Grécia)

Partenon. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Partenon. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

O Partenon, ícone da Grécia antiga, quase ficou apenas nos livros de história. Após a devastação persa em 480 a.C., Péricles propôs a reconstrução da Acrópole, mas enfrentou resistência devido aos altos custos.

Apesar das dificuldades, a reconstrução foi concluída em 432 a.C., tornando-se um símbolo da democracia e da cultura ateniense.

5. Torre de Pisa (Pisa, Itália)

Torre de Pisa. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Torre de Pisa. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Famosa por sua inclinação peculiar, a Torre de Pisa quase foi abandonada por problemas estruturais. Após o início da construção em 1173, a fundação começou a afundar, resultando em uma pausa de quase um século.

Quando a construção foi retomada, havia debates sobre seu término devido à inclinação tão acentuada. Técnicas modernas estabilizaram a estrutura, e hoje a torre é celebrada por sua imperfeição, atraindo milhões de turistas anualmente.

6. Ponte Golden Gate (São Francisco, EUA)

Ponte Golden Gate. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Ponte Golden Gate. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

A Ponte Golden Gate teve um início cheio de dúvidas. Na década de 1920, desafios de engenharia e preocupações ambientais quase impediram sua construção.

Mas, o engenheiro Joseph Strauss não se deixou abater e, após conseguir financiamento durante a Grande Depressão, a ponte foi inaugurada em 1937. Desde então, ela se tornou um ícone mundial.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: